sexta-feira, 12 de junho de 2009

A vida é sonho

¿Qué es la vida? Un frenesí,
¿Qué es la vida? Una ilusión,
una sombra, una ficción,
y el mayor bien es pequeño:
que toda la vida es sueño,
y los sueños, sueños son.

Calderón de la Barca, in "La vida es sueño"(fragmento)

Eu achava que a frase "A vida é sonho" era de autoria de Wally Salomão.
Eu a ouvi pela primeira vez quando assisti ao Pan-Cinema Permanente de Carlos Nader, documentário sobre o poeta baiano,
vencedor do prêmio de Melhor Filme do É Tudo Verdade 2008.
No filme, Wally a repete inúmeras vezes, como se um mantra fosse, e desde então essa frase entrou em mim, ficou aqui habitando.


Hoje descobri que é título de poema do espanhol Calderón de la Barca.
Que delícia descobrir poesias novas.

O próprio Wally foi uma descoberta para mim. E no filme do Nader ele está tão bem apresentado.
Em Pan-Cinema Permanente vc entende que o lúdico era a lucidez de Wally, a clareza com que enxergava a vida,
e assim a vivia, aplicando seus "plays" na prática. Para mim, essa visão serviu como um elemento libertador,
um pirlimpimpim nas idéias e nas ações de minha própria vida. Ou pelo menos na tentativa de.

É muito bom ler, ver algo que mexe com sua forma de respirar e pensar as coisas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário