quarta-feira, 11 de maio de 2011

Festa!





Meu primeiro dia em Cannes poderia se chamar "pernas que te quero andando!". O hotel em que estou hospedada fica a 4km do buchicho. Eu e Claude, minha bat amiguinha, fomos passeando pela Boulevard du Midi atééé chegar à Croisette, onde pudemos observar o belo mar do litoral de Cannes.

Como se sabe, estamos na primavera aqui na França. Camisetinha, roupinha leve e chinelinho?? nããoo! Saímos às 11h da manhã e era um frio que nos fez colocar camisa de manga comprida e casaco, embora eu não tenha aberto mão do meu shortinho dOEstudio que eu adoro! A bem da verdade, no meio do caminho fui tirando tudo, porque o sol é o astro rei e o calor se fez em mim.

Os franceses (ou seriam os europeus, de um modo geral?) tem um jeito particular de encarar a praia. Assim como no Brasil, é um território realmente livre, só que ao contrário de nossa santa terrinha, aqui a maioria das moças - ou não tão moças assim - não abrem mão do bom e velho topless. Noventa porcento das mulheres na praia pagam peitinho legal. E ninguém joga areia nelas porisso, como muito se fez nas praias de Ipanema/Leblon quando a mulherada tentou fazer isso nos anos 80! E vou te dizer, não são apenas as mulheres que tem esse jeito próprio de estar livre nas areias. Eu e Claude vimos um homem, digamos, hãã, nada bonito, tirar calmamente o seu calção, em pé, deixando, hãã, a sua intimidade ao bater da brisa, enquanto colocava um short mais folgadinho e sequinho. Ulalá.

Para quem gosta de um barquinho como eu, chegar à Croisette pela primeira vez é uma comoção. São muuuitos veleiros, lanchas e iates atracados numa linda marina.
Mastros e mastros enfileirados, fazendo uma paisagem que me agrada os olhos. Do outro lado da rua, a hora e a vez da arquitetura francesa que é absolutamente linda, sempre!



Muita gente na rua! Muita gente. Cannes ferve. O Festival de cinema mobiliza a cidade inteira e é hilário ver um bando de pessoas super bem vestidas desfilando com cartazes pedindo convites. Cara de pau e penetra, meu povo, existe em qualquer lugar!

Graças aos céus chegamos cedo para a retirada dos nossos crachás, porque uma hora depois, a fila era quilométrica, parece que o sistema caiu e todo mundo ficou ao sol, às vezes de mala, para receber o seu "passaporte" para o festival.

E olha, a expressão "todo mundo" é quase literal por aqui. Quem não trabalha com cinema talvez não tenha noção de quanta gente envolve esta arte. No Marché du Film, centenas de stands do mundo inteiro, mostrando/vendendo os filmes que estão sendo produzidos, sendo visitados por milhares de pessoas falando todas as línguas. Business puro!


Em frente ao Palais du Cinema, ou melhor dizendo, por toda extensão ao seu redor, a rua é protegida por grades de ferro, onde a galera fica que nem no Círio de Nazaré, em Belém, sentadinho em cadeiras e escadas querendo ver o astros de cinema, em suas limusines, passarem. O "desfile" começou por volta das seis da tarde. Era smoking e vestidos longos por toda a parte, mas principalmente saindo do Majestic Barriere, hotel dez estelas aqui na Croisette.

Depois de um delicioso fim de tarde degustando vinho rosé na companhia de Wilson Feitosa e Priscila Miranda, nossa parceira de quarto, eu e Claude retornamos ao hotel para colocarmos nosso modelito "noite".

E vou dar uma pausa porque esse post já tá longo demais!

4 comentários:

  1. Nossa, como eu queria estar em Cannes tb. Cinema de qualidade em um lugar lindo.

    Aproveite bem, Abs.

    ResponderExcluir
  2. Ai minha amiga! Muito sucesso!!! E eu quero ver o modelito noite, hein! :D
    Traga vinhos, traga vinhos! :)

    ResponderExcluir