terça-feira, 31 de maio de 2011

The man who knows too much!



Quando eu entrei na faculdade, queria fazer jornalismo, mas fui tomada pelo outro curso que fazia parte da Faculdade de Comunicação Social da UFF: o curso de cinema. Todos os dias da minha vida eu agradeço ter parado naquela universidade, à noite, naquela casinha cor de rosa do outro lado da Baía de Guanabara, onde encontrei pessoas que marcariam minha vida para todo sempre. A/UFF D/UFF!

Mas, voltando ao que dizia, lembro bem que uma vez alguém, sabendo que eu estudava cinema, me perguntou quem era meu diretor americano favorito. Eu, do alto dos meus 17 anos (sim, eu era um bebê quando entrei na faculdade, o que hoje eu acho um absurdo, mas na época, me achava o máximo...), bem do alto dos meus mal (in)formados 17 anos, querendo arrotar algo que não sabia, disparei: Ingmar Bergman (eu tinha visto "Morangos mofados" e ele era o diretor mais cult que eu passava a conhecer). Meu deus! Santa ignorância, batman. Ingmar Bergman, como todo mundo sabe - menos eu até então - é um diretor sueco, pra começar. E na boa, com todo respeito ao mestre, nem de longe ele era um diretor que eu gostava. Mas eu queria impressionar, e, aos 17 anos, vc acha que tá valendo tudo, inclusive ser alguém que vc não é.

Mas eu estou confessando essa baboseira toda só para anunciar que entra em cartaz nessa semana uma retrospectiva de um diretor americano que eu realmente amo: Alfred Hitchcock. Conheci Mr.H nas aulas da UFF, claro. E foi amor à primeira vista. Ou à primeira janela.

Assisti ao "Janela indiscreta", uma obra prima do cinema mundial, uma aula de cinema, onde o protagonista é um fotógrafo que está preso numa cadeira de rodas devido a uma perna quebrada e, como bom voyer que era (claro, é um fotógrafo!), tem como diversão bisbilhotar a vida dos vizinhos.
O que poderia ser um tédio, toma rapidamente ares tensos e intensos, com o sumiço de uma das vizinhas. Bem, eu creio que todo mundo já viu esse filme e sabe a história de cor (se não viu, não perca!). Mas a partir desse filme encontador, passei a assistir a tudo que tinha o charuto do gordinho.




E é com alegria e satisfação que informo que a mostra Hitchcock exibe 54 longas-metragens, 5 curtas e seus trabalhos para a TV – 117 episódios da série Alfred Hitchcock Presents, somando 8.954 minutos de suspense (como bem somou o release).



Serão seis semanas inteiramente dedicadas a Hitchcock no Rio e em São Paulo, com curso gratuito (12 aulas, 6 professores), masterclass, debates, sessões especiais de filmes mudos com música e narração ao vivo e a edição de um catálogo de 400 páginas com distribuição gratuita, com vasto material iconográfico, filmografia e textos inéditos.

Oba!!!!
Barba, cabelo e bigode do careca! Tô feliz que nem pinto no lixo! Quero ver em 35mm a ferocidade dos pássaros na cidadezinha Bodega Bay,


a vertigem do corpo que cai, a psicose da Mansão Bates e o plano sem cortes daquele festim diabólico.



Só lamento não estar em SP para assistir a mesa de debates com o Zé do Caixão. Esse vai ser um programa imperdível que perderei, mas estarei aqui para ouvir os preciosos comentários do Avellar e da Patrícia Rebello (dois grandes colaboradores do CINEMA EM SINTONIA).

Bom, está dado o recado. Se quiser saber mais, ouça o Arte em Movimento CINEMA EM SINTONIA (94,1 FM, quinta às 12h30), quando o curador Arndt Roskens vai nos dizer tudo sobre a mostra.

Queria ter conhecimento, inteligência e talento para falar muito mais sobre Mr.H para vcs, mas vou ficar devendo para a próxima reencarnação.

Enquanto isso, vejo vcs no CCBB:

HITCHCOCK
www.mostrahitchcock.com.br
Produção e Realização: Centro Cultural Banco do Brasil
Curadoria: Arndt Roskens
bb.com.br/cultura

Rio de Janeiro:

1º de junho a 14 de julho de 2011 (terça-feira a domingo)
Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro – Sala de Cinema 1 (102 lugares)
Rua Primeiro de Março 66, Centro, tel (21) 3808-2020
CINEPASSE: R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia), válido por 30 dias, para acesso às mostras de cinema (Cinemas 1 e 2), por meio de senhas, e à videoteca, por meio de agendamento. As senhas deverão ser retiradas 1h antes de cada sessão.


São Paulo:

15 de junho a 24 de julho de 2011 (quarta-feira a domingo)
Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo – Cinema (70 lugares)
Rua Álvares Penteado 112, Centro - tel (11) 3113-3651 / 3113-3652
Cinema: 70 lugares

Ingressos: R$ 4,00 e R$ 2,00 (meia-entrada)

ps: dedico esse post à minha amiga Paula Joory, que gosta de Mr.H como eu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário