sexta-feira, 13 de abril de 2012

Un certain regard/ Um certo olhar


http://www.cannesinteractive.com/newsletter/2012/Newsletter5/Newsletter5_EN.html

Tim Roth será o Presidente do Juri da mostra Un Certain Regard/Cannes 2012.

O ator e diretor inglês Tim Roth será Presidente do Juri da mostra Un Certain Regard do Festival de Cannes, cujos filmes serão anunciados na próxima semana, juntamente com a selecção da competição oficial do festival mais aguardado do ano.

Tim Roth esteve a primeira vez em Cannes com Cães de Aluguel e depois com Pulp Fiction, ambos do diretor norte-americano Quentin Tarantino (Palme d'or, 1994).

Em 1995, Tim Roth foi indicado ao Oscar pela interpretação em Rob Roy, dirigido por Michael Caton-Jones. Roth dirigiu seu primeiro filme em 1999: Zona de Conflito (The War Zone), recebendo indicações para prêmio em Cannes, Sundance e Toronto.

Un certain regard (UCR) é uma mostra paralela à seleção oficial do Festival de Cannes, lançada durante a edição de 1978 do festival.

A cada ano vinte filmes fazem parte da seleção. O prêmio Un certain regard é concedido a um desses filmes na forma de distribuição no circuito francês e €30 mil ao diretor do filme vencedor.

Un certain regard (Um Certo Olhar) coloca em perspectiva um cinema mais atípico que os da seleção principal e recompensa cineastas pouco conhecidos.

Alguns filmes brasileiros que já foram selecionados para a mostra Un certain regard:
Madame Satã, de Karim Ainouz;
Trabalhar Cansa, de Juliana Rojas e Marco Dutra;
Cidade Baixa, de Sérgio Machado;
Cinema, Aspirina e Urubus, de Marcelo Gomes
À deriva, de Heitor Dhalia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário