quarta-feira, 18 de abril de 2012

Quem se importa?



Fui assistir à pré do filme de Mara Mourão, entrevistada do CINEMA EM SINTONIA de hoje (20h, 94,1FM).

Durante a entrevista, Mara, que é engajada com assuntos sociais (vide seu filme anterior, Doutores da Alegria) disse uma coisa interessante, que ela tinha feito o filme pensando justamente em destacar as boas noticias do mundo, casos de ações bem-sucedidas voltadas para o coletivo.

O filme é exatamente isso. Um grito de otimismo e de conscientização.

Cinema tem dessas coisa que eu tanto amo. Não é apenas arte, é suporte para assuntos e causas, é instrumento e ferramenta para mobilizações.

Vamos nos mobilizar a criar um mundo melhor. Comece por vc.

http://youtu.be/rwhMIEyoFJk


Coisas interessantes a saber sobre Mara Mourão:

Nasceu em 1961 no Rio de Janeiro, mas radicada em São Paulo, Mara Mourão fez curso de Comunicação Social na FAAP, SP. É Roteirista, cineasta e montadora.

Em 1983, Mara Mourão foi para Nova York e fez curso de cinema na New York University, período em que realizou os curtas em 16 mm, “Focusing” (1983), “Captains” (1983) e “Impressions” (1985). A diretora realizou vídeos premiados, como “Ameianoite”, que ganhou o Special Merit Award no 11º Festival de Vídeo de Tókio.

Mara Mourão desenvolveu carreira também na publicidade. Começou como assistente de produção, passando para assistente de direção, e, por fim, dirigindo campanhas publicitárias de sucesso entre 1996 e 1998.

A estréia em longa-metragem aconteceu em 1998 como o debochado “Alô?!”, filme sobre o “jeitinho brasileiro”. Protagonizado por Betty Lago, Herbert Richers Jr, Wellington Nogueira e Myriam Muniz.

O filme marcou a volta ao cinema da saudosa Myriam Muniz, que estava há quinze anos afastada dos longas. Seu trabalho em “Alô?!” lhe valeu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de São Vicente. O filme foi o vencedor também de Melhor Direção no Festival de Cuiabá.

Em 2002, Mara Mourão escalou os astros Giovanna Antonelli, Reynaldo Gianecchini e Caco Ciocler para a comédia “Avassaladoras”. Chris Nicklas, Paula Cohen e Ingrid Guimarães complementam o elenco desse filme que foi sucesso de público nos cinemas.

Três anos depois, o filme virou minissérie exibida pela Record com o nome “Avassaladoras – a Série, dessa vez com as atrizes Virginia Cavendish, Gisele Itié, Débora Lamm e Vanessa Lóes, além de Eduardo Galvão e Márcio Garcia.

Mas foi em 2005 que Mara Mourão conquistou o público e a crítica com o documentário “Doutores da Alegria”. O filme focaliza o projeto “Doutores da Alegria” fundado por Wellington Nogueira - com quem é casada, e acompanha um grupo de atores em visita às crianças internadas em hospitais.

“Doutores da Alegria” consagrou a diretora e movimentou o Festival de Gramado, onde recebeu o Prêmio Especial do Júri e o Prêmio do Júri Popular. O filme foi laureado também no Festival de Cinema Brasileiro em Nova York como Melhor Filme, e no Cine Paraty como Melhor Longa-metragem em Documentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário