sexta-feira, 13 de abril de 2012

IMAGINÁRIO e PERIFÉRICO

IMAGINÁRIO PERIFÉRICO

o que é quanto custa onde pode ser encontrado


O Imaginário Periférico, coletivo artístico carioca, completa vinte anos de atividades intensas. Para celebrar a data, foi produzido um documentário de 20min sobre a trajetória do grupo, que será lançado no Centro de Arte Helio Oiticica no dia 14 de abril - aonde permanece em cartaz por um mês. O curta, editado a partir de 96 horas de material gravado em diversas mídias, tem roteiro de Helio Branco; Julio Sekiguchi; Mirela Luz; Roberto Tavares, e direção de Raimundo Rodriguez.

O coletivo

O IMAGINÁRIO PERIFÉRICO é um coletivo artístico formado em 1992 pelos artistas visuais Raimundo Rodriguez, Julio Sekiguchi, Roberto Tavares, Deneir de Souza, Jorge Duarte e Ronald Duarte com o fim de propor intervenções artísticas marginais ao eixo zona sul/centro na cidade do Rio de Janeiro. A partir das primeiras manifestações do grupo, outros artistas foram sendo convidados, estes convidavam outros e assim sucessivamente formando uma rede que totaliza mais de quinhentos artistas participantes. As ações - na verdade celebrações pela alegria e espontaneidade - são promovidas por músicos, poetas, dançarinos e artistas plásticos, com duração de um dia, geralmente na Baixada Fluminense e em locais pouco convencionais como, por exemplo, um terreno baldio (Galpão do Gil/Nova Iguaçu), lonas culturais (São João de Meriti), Fazenda São Bernardino/Nova Iguaçu, Estação Central do Brasil/RJ ou Faculdade de Educação da Baixada Fluminense/ Duque de Caxias. Também procurou ampliar seu alcance refletindo sua atuação em espaços mais convencionais como SESC São Gonçalo e Petrópolis, Galeria 90/RJ, Galeria do Poste/Niterói, Intercâmbio com artistas no Ano do Brasil na França, Instituto de Arte Maria Teresa Vieira/RJ, dentre outros.



O documentário

A maioria dos eventos do Imaginário Periférico conta com os registros audiovisuais e fotográficos dos próprios artistas em mídias variadas - HI8, VHS e filme fotográfico. Apesar de muito material ter se perdido ou deteriorado, boa parte se encontra em perfeito estado e formam a base para a criação do curta sobre a história do coletivo. Noventa e seis horas de filmagem foram decupadas pela pesquisadora Renata Gesomino e pelos roteiristas para que um delicado painel afetivo sobre o grupo fosse montado pelo diretor Raimundo Rodriguez.

A característica mais marcante do IMAGINÁRIO PERIFÉRICO é a sua capacidade de reunir artistas de diferentes gerações e formações agregando valores da ordem do coletivo, diluindo fronteiras e estabelecendo pontos de contato e interseções inimagináveis no campo da arte institucional. O grupo consegue reunir artistas importantes no cenário da arte contemporânea, artistas de bienais de arte e feiras internacionais, com anônimos, jovens, populares e “periféricos” favorecendo a livre expressão de suas ideias, sem contudo perder sua força crítica, de forma lúdica e extremamente democrática. Suas celebrações sempre foram manifestos livres e experimentais, plásticos e sonoros e sem qualquer preocupação curatorial ou financeira. Talvez resida aí a força política do grupo e é esse sentido que o vídeo documentário explora.

Além da exibição pública no Centro de Arte Helio Oiticica, duas mil cópias em DVD serão distribuídas entre artistas, curadores, jornalistas e escolas públicas e bibliotecas.



Ficha Técnica

Idealização do Projeto e coordenação geral Mirela Luz



Direção Raimundo Rodriguez


Roteiro Helio Branco, Julio Sekiguchi, Mirela Luz, Roberto Tavares


Artistas Deneir

Jorge Duarte

Julio Sekiguchi

Raimundo Rodriguez

Roberto Tavares

Ronald Duarte



Críticos Luciano Vinhosa

Renata Gesomino



Pesquisa Renata Gesomino

Programação Visual Helio Branco

Fotografia still Sandra Moraes

Ilha de Edição Cicero de Carvalho

Motion graphics Cisko Diz

Trilha sonora Nivaldo Carneiro

Sonorização e mixagem Guga_bruno

Gravação e finalização Octávio Martins Duarte

Assessoria de Imprensa Paulo Almeida

Coordenador administrativo financeiro Miguel Gomes

Produção Graça Gomes e 96 Produções Culturais e Eventos




Serviço

Título: IMAGINÁRIO PERIFÉRICO o que é quanto custa onde pode ser encontrado

Local: Centro Municipal de Arte Helio Oiticica

Abertura: 14/04/2012 de 15h às 18h

Término: 13/05/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário