sexta-feira, 20 de abril de 2012

Um ano de Joia

Em maio, o CINEMA EM SINTONIA completa 3 anos, tempo em que decidi levar adiante a divulgação do cinema que se faz no Brasil, não só nas telas como fora dela.

Nesse período, vi muitas iniciativas, realizações e, principalmente, um trabalho árduo de gente que, como eu, valoriza e ama o cinema.

Uma dessas iniciativas se localiza no subsolo de um shopping em Copacabana.
É o Cine Joia.

Abaixo, reproduzo o texto da equipe que há um ano leva adiante o prazer de se ver bons filmes na sala escura.

Parabéns, Cine Joia.



Cine Joia: um ano de reabertura e de apostas no cinema alternativo

No dia 29 de abril, a sala de cinema de Copacabana completa um ano de reinauguração.

Um ano: tempo suficiente para se confirmar uma certeza. Antes da reinauguração do Cine JOIA, a ideia de se investir num antigo “cine mofo”, resquício de um passado que se transformava em drogarias, lojas de varejo ou igrejas, gerou muitas dúvidas, parecia absurdo. Porém os moradores de Copacabana, os fãs de cinema, e o crescente circuito de festivais na cidade mostraram que não.

Reerguido no dia 29 de abril de 2011, o Cine JOIA ressurgiu revigorado: ganhou um moderno sistema de projeção e som digital, poltronas reformadas e confortáveis e um novo e eficiente ar condicionado.


O mais importante: a programação, que prioriza a qualidade artística das obras em vez do apelo de público. Lançamentos de grande êxito no exterior, filmes europeus e asiáticos, destaques de importantes festivais de cinema, que dificilmente entravam na programação das salas cariocas, ganharam vez na telona do Cine JOIA. Também teve espaço para filmes nacionais independentes e para a nova safra de diretores brasileiros, o chamado “Novo Cinema Novo”.

Os resultados surpreenderam. Ao longo dos meses, tornou-se comum a lotação dos 87 lugares do Cine JOIA nos fins-de-semana. Formou-se um público fiel, com um enorme potencial de expansão: não raro aparecem cinéfilos que ainda estão conhecendo o querido JOIA, e se encantam ao sair das sessões.

Os ingressos a preços populares fizeram do Cine JOIA o cinema mais barato da Zona Sul.


Além de exibir um rico acervo, o Cine JOIA mostrou que é uma sala versátil. O espaço abrigou o IV Festival de Curtas Metragens - Curta Copa, exibiu filmes sobre artes plásticas em parceria com a Rio Art Fair, e encheu a sala com alunos da rede pública de ensino no programa “Cinema Para Todos”. Realizaram-se debates com diretores de cinema, como na "Sessão Vitrine", e em “Cortina de Fumaça”, com o público debatendo a questão das drogas com especialistas. Em outro momento, após a exibição da pérola “Saravah!”, de Pierre Barouh, o músico Marcel Powell agraciou a todos com seu violão. Acrescente também as exibições de produções independentes que diversos diretores realizaram a partir da locação do espaço. Teve até lançamento de dois livros do poeta Jorge Salomão, e uma longa sessão de autógrafos.




Assim, o Cine JOIA conquistou um patamar de grande importância neste marco da retomada cinematográfica carioca. Sem investimentos públicos, o cinema levantou voo num céu que, agora, volta a atrair o interesse das esferas municipal, estadual e federal. É muito animadora a notícia de que há projetos da Prefeitura do Rio para reinaugurar salas de cinema em bairros da Zona Norte. Na Zona Sul, o Cine Paissandu tem previsão de reabrir as portas em julho deste ano. Na esfera federal, foi criada a lei que suspende tributos federais e ainda oferece linhas de crédito a exibidores em expansão e digitalização de obras. A Vilacine, que acertou em apostar na revitalização do Cine JOIA, quer expandir este projeto e já tem proposta de operação de mais 16 novas salas.

Ou seja, em um ano, o Cine JOIA não apenas mostrou porque voltou, mas também ajudou a abrir as portas para a expansão do setor audiovisual na eterna cidade cinematográfica do Rio de Janeiro.


No aniversário do Cine JOIA, presentes para os cinéfilos



Passada a fase de reerguer o Cine JOIA, colocando-o num lugar de destaque na cena independente cultural do Rio de Janeiro, a VILACINE, empresa que administra a sala, quer ampliar as vantagens aos frequentadores.


Cinéfilo de Carteirinha

Vamos lançar o cartão fidelidade “Cinéfilo de Carteirinha”, para que possamos oferecer vantagens a todos que frequentam o Cine JOIA. A cada ingresso comprado, o cartão ganha um carimbo. Acumulando os carimbos, o cinéfilo pode ganhar ingressos, descontos especiais em lojas da Galeria 680, camisetas e demais brindes do Cine JOIA, dentre outras vantagens. O cartão fidelidade do Cine JOIA será gratuito.


Sessões Cineclube

Vamos realizar sessões cineclubes em todos fins de semana do mês de maio, para que possam ser referência na função de formação de um público qualitativo, tão importante para a vida cultural de uma cidade. Sabe aquele filmão clássico que você só vê, às vezes, na telinha? O Cine JOIA quer resgatá-lo e projetá-lo na telona, como nos áureos tempos dos cinemas de rua.


Apresentações artísticas entre sessões


Vamos realizar intervenções artísticas (teatrais, musicais, poéticas) surpresas para quebrar a monotonia do intervalo de sessões. Já fizemos isso algumas vezes, e o resultado foi maravilhoso.


Rio Paralelo

O Rio Paralelo é uma iniciativa de investidores culturais do Rio de Janeiro que reúne vários estabelecimentos da cidade, como cinemas, locadoras, livrarias, restaurantes e boates. O cartão Rio Paralelo dá direito a descontos em todos estes lugares. No Cine JOIA, o desconto é de 50% (válido apenas a entradas inteiras). O cartão custa apenas R$ 10, podendo ser adquirido na bilheteria. Mais informações sobre a Rede Rio Paralelo em www.rioparalelo.com.


E A FESTA DE ANIVERSÁRIO?

Durante a semana especial de comemoração de um ano da reinauguração do Cine JOIA, vamos lançar com exclusividade, a partir do dia 27, o documentário iraniano "Isto Não É um Filme", de Jafar Panahi,
com debate sobre o cenário político e cinematográfico do Irã após a última sessão de sexta (27/04). O filme é um marco da contracultura nestes tempos, pois foi filmado pelo diretor em prisão domiciliar e conseguiu ser exibido no Festival de Cannes depois de ser contrabandeado dentro de um bolo.




No sábado, 28 de abril, vamos comemorar nosso primeiro aniversário com a exibição do documentário "A Joia de Copacabana", da diretora e moradora de Copacabana, Beth Stolear, sobre a reinauguração do Cine JOIA. Claro, haverá festa com cocktail e videoprojeções após o filme!


Queremos estreitar nossas ações de forma conjunta para fazer crescer a vida cultural de nossa cidade. Os cariocas merecem.


Fonte e texto - Equipe Vilacine
Saiba mais sobre o Cine Joia - cinejoia.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário