terça-feira, 22 de maio de 2012

Vai começar a partida - Cinefoot 2012




Na próxima quinta-feira, dia 24, começa no Espaço Itaú de Cinema de Botafogo (o antigo Arteplex) o 3º CINEFoot - Festival de Cinema de Futebol, o primeiro festival de cinema do Brasil e da América Latina exclusivamente dedicado à exibição e promoção de filmes sobre o futebol. Esse ano, o Festival será envolvido pela temática do 100, que engloba os centenários, inclusive o famoso Canal 100, aquele que passava nos cinemas antes das sessões dos filmes e emocionava o público com os gols dos campeonatos, pois é, se vc tem mais de 30 certamente vai lembrar, deste que será um dos grandes homenageados desse ano.

O filho de Carlos Niemeyer, Alexandre Niemeyer, disponibilizou para o festival filmes que farão parte da "Mostra Canal 100" e que exibirá quatro documentários inéditos, editados e montados exclusivamente para o CINEfoot, com imagens raras dos quatro grande clubes do Rio de Janeiro: Flamengo, Fluminense, Botafogo e Vasco da Gama.

A terceira edição carioca do CINEfoot será realizada de 24 a 29 de maio, no Espaço Itaú de Cinema de Botafogo, e de 31 de maio a 3 de junho, no Centro Cultural da Justiça Federal. Todas as sessões acontecem com ENTRADA FRANCA. A edição de São Paulo será de 31 de maio a 5 de junho, no Museu do Futebol e no cine Reserva Cultural.
Ao todo, as Mostras competitivas de Longa e Curta Metragem reunirão 28 filmes, sendo 15 brasileiros e 13 estrangeiros. Entre os brasileiros estão escalados filmes do Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia. No time internacional aparecem representantes do Uruguai, Ucrânia, Dinamarca, Alemanha e uma coprodução Índia/Inglaterra.

Na noite de abertura do CINEfoot, às 20h30m, no Espaço Itaú de Cinema, só para imprensa e convidados, será exibido o filme Match. Inédito no Brasil, o longa, de origem russa, aborda a história real de jogadores do Dínamo de Kiev presos num campo de concentração durante a II Guerra.
O Festival premiará com a Taça CINEfoot o melhor curta e o melhor longa-metragem, eleitos pelo voto do público. Pois, no CINEfoot, quem indica os vencedores é a torcida, ou seja, os espectadores.  A cerimônia de encerramento será  no dia 29 de maio, às 21h, no  Espaço Itaú de Cinema, também com entrada franca. Nesta noite será entregue também o Prêmio Porta Curtas, outorgado ao curta-metragem vencedor através de votação on-line.

Mais informações sobre a programação - www.cinefoot.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário