terça-feira, 15 de maio de 2012

Escrevendo histórias reais

Dica de curso!


 
BIOGRAFIAS, ESCREVENDO HISTÓRIAS REAIS
A cada dia a biografia se torna um dos gêneros literários mais populares entre os leitores. É a possibilidade de adquirir maiores informações sobre um personagem conhecido ou ser apresentado a novos.  Mas qual o ponto de partida para o escritor que deseja aventurar-se nesse tipo de obra?
Em Biografias, escrevendo histórias reais, curso com duração de um mês, o escritor e pesquisador Denilson Monteiro compartilhará seus dez anos de  experiência neste segmento literário, apontando os caminhos para  a melhor realização  de uma biografia.

Ementa do curso:
1º aula ( 02 de junho) – A escolha do personagem – a escolha do autor e o personagem sob encomenda; o contato com o personagem ou seus herdeiros.
2º aula (09 de junho)– Pesquisando - ponto de partida; os principais centros de pesquisa; formas de aproveitar melhor o tempo; vantagens e desvantagens da internet; a pesquisa de imagem.
3º aula (16 de junho) – A entrevista - localizando o entrevistado; a preparação para a entrevista; conquistando a confiança; a resposta que leva a outras perguntas.
4º aula (23 de junho) – Escrevendo – Os desafios do primeiro e do último capítulo; o texto; entretendo e informando; registrando a obra; a procura por uma editora; o diálogo com o editor; a divulgação.



Sobre Denilson Monteiro:
Denilson Monteiro foi o responsável pelas pesquisas de texto e imagem de Vale tudo, o som e a fúria de Tim Maia (2007), biografia do cantor Tim Maia, escrita por Nelson Motta. Em 2008, depois de seis anos de pesquisas, lançou Dez, nota dez! Eu sou Carlos Imperial, livro que conta a movimentada vida do polêmico multimídia Carlos Imperial. Também realizou as pesquisas de imagens de Minha fama de mau (2009), livro de memórias do cantor Erasmo Carlos e de Bussunda, a vida do casseta (2010), biografia do comediante Bussunda, escrita por Guilherme Fiúza. Seu mais recente lançamento é A bossa do lobo: Ronaldo Bôscoli (editora Leya), biografia do jornalista e compositor Ronaldo Bôscoli. Atualmente, pesquisa as vidas do produtor musical Tom Capone e do locutor César Ladeira.

Sábados, 11h às 13h
Junho: 02, 09, 16 e 23
Preço: R$ 300,00
Vagas limitadas


Al-Fárábi
Rua do Rosário, 30/32, Centro - Rio de Janeiro
Tel: 55 (21) 2233-0879

Nenhum comentário:

Postar um comentário