terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Tiradentes


16ª Mostra de Cinema de Tiradentes
18 a 26 de janeiro de 2013

Secretário do Audiovisual anuncia diretrizes para o setor em debate da 16ª Mostra de Cinema de Tiradentes

Mostra Aurora começou com exibição do documentário “Ventos de Valls”, de Pablo Lobato

O novo secretário do Audiovisual (SAV) do Ministério da Cultura, Leopoldo Nunes, apresentou em debate na 16ª Mostra de Cinema de Tiradentes, as diretrizes de atuação do órgão e as prioridades nas políticas públicas para o setor.

Nunes disse que o CTAV (Centro Técnico Audiovisual) e a Cinemateca Brasileira terão atenção especial nos próximos dois anos de sua gestão. A intenção é fortalecer o quadro de funcionários das duas instituições bem como as respectivas vocações. “Queremos que os estúdios do CTAV sejam referência e que a Programadora Brasil seja valorizada em seu papel de formação. Vamos buscar experiências já existentes, sem inventar a roda, e fazer um projeto jabuticaba, bem brasileiro”, afirmou o novo secretário para o público que compareceu em peso ao Cine-Teatro do Centro Cultural Yves Alves no domingo.

No que se refere à Cinemateca, Nunes confirmou o compromisso em investimentos na digitalização do acervo para que a instituição cumpra seu papel de amplo acesso à comunidade. Também citou a proposta de realização de mostras especiais através da Programadora Brasil. “Queremos transformar a Cinemateca em incubadora dos coletivos de cinema, das formas de expressão experimentais e artes integradas”, acrescentou, numa mensagem endereçada ao público da Mostra Tiradentes. Por fim, o novo titular da SAV disse que vai aumentar as salas não comerciais de cinema para até 4 mil este ano, incentivando o circuito exibidor alternativo.

O primeiro Encontro com a Crítica sobre o filme “Eles Voltam” também lotou o Cine-Teatro e emocionou o diretor Marcelo Lordello que, na mesa,  estava acompanhado da equipe do longa e do crítico Inácio Araújo. Inácio ressaltou a pujança da produção pernambucana de cinema e disse ter ficado bastante impressionado com o filme, especialmente pelas referências que conseguiu identificar.  “Acho interessante notar a grande liberdade para fazer cinema e a ideia forte de autoria”, afirmou. Para Lordello, no seu Estado se faz cinema com mais liberdade porque não há cobrança dos grandes mercados, ao que o fotógrafo do filme, Ivo Lopes Araújo acrescentou: “Tem um romantismo em se fazer filme sem dinheiro que é maravilhoso”.


Hoje, dia 22 de janeiro, a programação da Mostra Tiradentes apresenta o debate “Um Olhar Sobre o Cinema Brasileiro” a partir das 14h30 no Cine-Teatro, com a presença de curadores internacionais de quatro países, entre eles dois representantes do Festival de Cannes (França) um dos mais prestigiosos festivais do mundo. Anne Deuseth faz a programação da Quinzena dos Realizadores de Cannes e Bernard Payen é curador da Semana da Crítica do festival francês.

Mais um longa da Mostra Aurora será exibido às 19h30 no Cine-Tenda. “Matéria de Composição” é o primeiro filme de longa duração do diretor mineiro Pedro Aspahan. Minas Gerais participa este ano com o recorde de três longas na seção competitiva.

***
Acompanhe a 16ª Mostra de Cinema de Tiradentes e o programa Cinema Sem Fronteiras 2013.
No Facebook: universoproducao
Informações pelo telefone: (31) 3282-2366

Nenhum comentário:

Postar um comentário