quarta-feira, 9 de maio de 2012

Lá no Ceará

Cine Ceará terá nove longas na disputa do Troféu Mucuripe 2012, sendo sete inéditos no país

CHILENO “VIOLETA SE FUE A LOS CIELOS” SERÁ O PRIMEIRO EXIBIDO NA COMPETITIVA, QUE TERÁ QUATRO FILMES DIRIGIDOS POR MULHERES

A ficção “Violeta se Fue a los Cielos” (Chile) abre a disputa pelo 22° troféu Mucuripe no Cine Ceará, no dia 1º de junho. O filme de Andrés Wood (“Machuca”), sobre a vida da cantora Violeta Parra, levou o Grande Prêmio do Júri Internacional no Sundance Film Festival 2012. Concorrem no festival 12 curtas-metragens brasileiros e nove longas: Brasil (3), Chile, Espanha, México, Guatemala, Argentina e Equador com um cada. O Cine Ceará acontece de 1 a 8 de junho, em Fortaleza, sob a temática “Lutas Sociais na América Latina”.

Na categoria longa-metragem, apenas dois filme já foram exibidos no Brasil: “Febre do Rato” (Claudio Assis) – vencedor do último Festival de Cinema de Paulínia – e “Rânia”(foto ao lado), da diretora cearense Roberta Marques, eleito o melhor filme na mostra Novos Rumos, do Festival do Rio em 2011. O terceiro brasileiro na disputa é o documentário “Futuro do Pretérito: Tropicalismo Now”, dirigido por Ninho Morais, com Alice Braga no elenco. Da Espanha vem “Bertsolari” (de Asier Altuna), sobre um improvisador de versos cantados em “euskara” – o outro documentário na lista. O longa concorreu ao Goya de melhor documentário neste ano. 

A Argentina manda “Un Amor”, de Paula Hernández, conhecida no Brasil por “Lluvia”, longa de 2008 que recebeu o prêmio do Júri Popular de Melhor Filme Estrangeiro no 37° Festival de Gramado. Completam a lista “Fecha de Caducidad” (México), da ex-diretora do Festival Internacional de Cinema de Guadalajara, Kenya Márquez; “Distancia”, de Sergio Ramírez (Guatemala) – melhor filme e direção no Havana Film Festival Nova York 2012; e o equatoriano “En el Nombre de la Hija”, de Tania Hermida. Todos os filmes mandarão representantes para o festival.

“Essa talvez seja a seleção mais diversificada desses 22 anos do Cine Ceará”, aponta Wolney Oliveira, diretor executivo do festival. “O único país com mais de um representante é o Brasil. Por sermos a sede do evento, recebemos mais inscrições de filmes nacionais. Mas eu destacaria, também, a presença feminina na direção, já que, dos nove selecionados, quatro são projetos comandados por mulheres, o que comprova a força delas na produção de títulos de qualidade”, completa ele. “E muito nos orgulha ser a principal vitrine do país para o cinema ibero-americano”, conclui.

Entre os curtas-metragens, a disputa é nacional (lista completa abaixo). Dos 12 selecionados, São Paulo lidera a competição em número de títulos: três; seguido por Rio de Janeiro, Ceará e Minas Gerais, com dois representantes cada. Também foram selecionados curtas de Pernambuco, do Rio Grande do Sul e do Espírito Santo.

Filmes da competitiva de longas-metragens:
- Bertsolari. Asier Altuna. Documentário. 35mm. 90’. Cor. Espanha. 2011
- Distancia (Distância). Sergio Ramírez. Ficção. 75’. HDV. Guatemala. 2011
- En el Nombre de la Hija (Em Nome da Filha). Tania Hermida. Ficção. 102’. 35mm. Cor. Equador. 2011
- Febre do Rato. Cláudio Assis. Ficção. 35mm. 90’. Preto e Branco. Brasil. 2011
- Fecha de Caducidad (Data de Vencimento). Kenya Márquez. Ficção. 100’. 35mm. Cor. México. 2011
- Futuro do Pretérito: Tropicalismo Now! Ninho Morais. Documentário. HD. 76’. Cor. Brasil. 2011
- Rânia. Roberta Marques. Ficção. 85’. 35mm. Cor. Brasil. 2011
- Un amor (Um Amor). Paula Hernández. Ficção. 35mm. 100’. Cor. Argentina. 2011
- Violeta se Fue a los Cielos (Violeta se foi para o céu). Andrés Wood. Ficção. 110’. 35mm. Cor. Chile. 2011

Filmes da competitiva de curtas-metragens:
- A Galinha que Burlou o Sistema, de Quico Meirelles (SP, fic/doc, 15min, 35mm, 2012)
- Dia Estrelado, de Nara Normande (PE, ani, 17min, 35mm, 2011)
- Disque Quilombola, de David Reeks (SP, doc, 13min, HDV, 2012)
- Dizem que os Cães Veem Coisas, de Guto Parente (CE, fic, 12min, outro, 2012)
- Lambari, de Márcio Soares (MG, fic, 14min, fic, HDV, 2012)
- Os Lados da Rua, de Diego Zon (ES, fic, 15min, 35mm, 2012)
- Os Mortos-Vivos, de Anita Rocha da Silveira (RJ, fic, 19min, outro, 2012)
- Querença, de Iziane Filgueiras Mascarenhas (CE, fic, 19min58seg, 35mm, 2012)
- Realejo, de Marcus Vinicius Vasconcelos (SP, ani, 12min47seg, HDV, 2012)
- Santas, de Roberval Duarte (RJ, exp, 15min, HDV, 2012)
- Século, de Marcos Pimentel (MG, fic/exp, 11min, 35mm, 2011)
- Três Vezes por Semana, de Cristiane Reque (RS, fic, 15min, 35mm, 2011)

Cine Ceará
O Cine Ceará, festival ibero-americano de cinema que acontece em Fortaleza, faz parte da FF (Frente dos Festivais), ao lado dos festivais do Rio, Brasília, Gramado e Recife. O evento é uma promoção da Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria da Cultura e do Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual. A realização é da Associação Cultural Cine Ceará e conta com patrocínio de empresas públicas e privadas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

Site oficial: http://cineceara.com
 
Fonte e texto: Belém Com

Nenhum comentário:

Postar um comentário