terça-feira, 15 de maio de 2012
Cannes brasileiro
Começa amanhã a nova edição do Festival de Cannes 2012, um dos mais importantes - e charmosos - eventos do universo cinematográfico.
Além da homenagem à atriz americana Marilyn Monroe, a musa que ilustra o pôster da 65ª edição, o cinema brasileiro será o grande homenageado.
O cineasta Nelson Pereira dos Santos, terá sessão especial para o seu mais recente filme, "A Música Segundo Tom Jobim", documentário sobre o criador da bossa nova, através da montagem de uma série de vídeos com canções do compositor.
Nesse âmbito de veteranos, serão ainda exibidos três filmes clássicos: "Xica da Silva", de Cacá Diegues, "Cabra Marcado para Morrer", de Eduardo Coutinho, e "A Ópera do Malandro", de Ruy Guerra.
Ao todo, em Cannes serão exibidos mais de 50 filmes, sendo 22 pré-estreias mundiais que competem pela Palma de Ouro, a premiação máxima do evento. Entre eles está Na Estrada, longa assinado pelo brasileiro Walter Salles baseado no romance de Jack Kerouac, que tem como protagonistas Sam Riley, Garrett Hedlund e Kristen Stewart, a mocinha da Saga Crepúsculo. É a terceira vez que Walter Salles participa da competição oficial.
Mas, há quem esteja participando do festival francês pela quarta vez: é a paulista Juliana Rojas. Com 31 anos, a diretora - que estreou no ano passado seu primeiro longa, Trabalhar cansa, em parceria com Marco Dutra, na mostra Um Certo Olhar - foi selecionada para a Semana da Crítica com o curta O Duplo, protagonizado pela atriz Sabrina Greve.
Na Quinzena de Realizadores, mostra paralela que tem como meta descobrir filmes de jovens autores, dois novos curtas brasileiros fazem presença : Porcos Raivosos, de Leonardo Sette e Isabel Penoni , e Os mortos-vivos , de Anita Rocha da Silveira.
Enquanto isso, nós ficamos por aqui desejando a todos una bonne chance.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário