segunda-feira, 30 de maio de 2011

Grande Prêmio

Será amanhã, dia 31 de maio, a festa do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, que contempla a maior quantidade de categorias do cinema nacional. Traduzindo o simples: temos vários festivais que premiam os melhores filmes, temos o Prêmio ABC, que dá destaque aos técnicos, temos o ACIE (que por sinal, é hoje) que é a imprensa internacional palpitando, mas o Grande Prêmio é como o Oscar nacional, uma vez que são os associados da Academia Brasileira de Cinema, formados por diretores, produtores e técnicos que elegem os seus melhores.

E olha quanto prêmio:
I – Longa-Metragem

a) Melhor Filme de Ficção;
b) Melhor Filme de Documentário;
c) Melhor Filme de Animação;
d) Melhor Filme Infantil;
e) Melhor Direção;
f) Melhor Atriz;
g) Melhor Ator;
h) Melhor Atriz Coadjuvante;
i) Melhor Ator Coadjuvante;
j) Melhor Direção de Fotografia;
k) Melhor Direção de Arte;
l) Melhor Figurino;
m) Melhor Maquiagem;
n) Melhores Efeitos Visuais;
o) Melhor Som;
p) Melhor Trilha Sonora;
q) Melhor Trilha Sonora Original;
r) Melhor Montagem de Ficção;
s) Melhor Montagem de Documentário;
t) Melhor Roteiro Original;
u) Melhor Roteiro Adaptado;
v) Melhor Filme Estrangeiro;

II - Curta-Metragem
a) Melhor Filme de Ficção;
b) Melhor Filme Documentário;
c) Melhor Filme de Animação.

III – Televisão
a) Melhor Produção Independente em Telefilme;
b) Melhor Obra de Dramaturgia em Telefilme.


A Academia Brasileira de Cinema foi fundada em 20 de maio de 2002 com a finalidade de instituir o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e contribuir para a discussão, promoção e fortalecimento do cinema como manifestação artística. Os indicados e vencedores são escolhidos pelo corpo de sócios da Academia, através de uma votação democrática com a auditoria da Pricewaterhousecoopers(wow!).

Vc pode ser um sócio
a) Fundador;
b) Acadêmico;
b) Benemérito;
d) Honorário.

Os Sócios Fundadores são aqueles que participaram da reunião de fundação da associação (acho que esse é mais fechado, né?);

Os Sócios Acadêmicos são aqueles, assim admitidos por indicação de 2 (dois) Sócios, aprovados pelo Conselho Deliberativo, e que contribuírem anualmente com quantia fixada pela Diretoria (eu não sei qual o valor exato, mas não é barato, não);

Os Sócios Beneméritos são aqueles Sócios Acadêmicos que, por indicação do Conselho Deliberativo e mediante a aprovação da maioria da Assembléia Geral, tenham prestado relevantes serviços a associação ou a cinematografia;

E os Sócios Honorários são aquelas personalidades de reconhecido mérito e ilibada reputação, assim admitidas por indicação do Conselho Deliberativo e aprovadas por decisão de 2/3 (dois terços) da Assembléia Geral.

Mas se vc não se encaixa em nenhum desses perfis, ainda assim vc pode usar seu poder de voto. Para tal, basta ir até a página http://academiabrasileiradecinema.com.br/ e participar do voto popular. Eu já votei!


Vamos dar uma lida agora em alguns trechos do release distribuído:

O crescimento do cinema brasileiro nos últimos dez anos pode ser percebido não só pela quantidade, mas pela qualidade e diversidade dos filmes produzidos. Fica evidente a importância do envolvimento de todos os segmentos do governo: federal, estadual e municipal estarem juntos com a iniciativa privada, apoiando e patrocinando a maior premiação do cinema nacional.

"É com enorme satisfação que patrocinamos o Grande Prêmio de Cinema, que há 10 anos escolheu e manteve o Rio de Janeiro como o palco dessa festa. A Secretaria de Estado de Cultura (SEC) tem trabalhado constantemente para estimular a cadeia produtiva e a economia do audiovisual no Rio de Janeiro. Nosso estado é fundamental na formação e divulgação de uma nova produção, de onde saem, sistematicamente, os filmes que tornam-se os maiores recordes de bilheteria do país", declara Adriana Rattes, Secretária de Estado de Cultura.

A grande festa, consolidada como a maior premiação do setor, foi denominada pela própria imprensa como “o Oscar brasileiro”. A cerimônia de entrega do troféu Grande Otelo acontecerá no dia 31 de maio de 2011, às 21h, no Teatro João Caetano, na Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro. O público poderá acompanhar a transmissão do evento, ao vivo, pelo Canal Brasil e pelo site G1.

Cerca de 1.200 convidados, entre eles atores, atrizes, produtores, cineastas, diretores, exibidores e distribuidores do mercado cinematográfico passarão pelo tapete vermelho antes de entrarem no tradicional teatro carioca para a mais badalada premiação do setor.

(...)


O "casal Barretão", referência carinhosa ao casal Luiz Carlos e Lucy Barreto, que faz parte da história do cinema brasileiro das últimas décadas, será o homenageado da décima edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Nas palavras do diretor Daniel Filho, "Não existe a história de um, sem o outro. Uma estória de amor e produção." Luiz Carlos e Lucy produziram mais de oitenta filmes brasileiros de curtas e longas metragens. Muitas dessas produções estão entre as mais importantes do cinema nacional, como “Terra em Transe”, “Dona Flor e Seus Dois Maridos”, “Bye Bye Brasil”, “O Que É Isso Companheiro?”, entre outros.


O Prêmio Especial de Preservação da décima edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro vai para a CINEOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto. Pioneira no circuito de festivais a destacar em sua programação o patrimônio cinematográfico brasileiro através da exibição de clássicos de nosso cinema, a CINEOP tornou-se um importante instrumento da preservação, memória e identidade da cultura brasileira, em contraponto ao cinema moderno nos mais diversos gêneros e formatos.

........

Bom, segue agora a lista dos indicados deste ano. Exerça seu voto, vá lá na página do Grande Prêmio e vote nos seus filmes favoritos.


Confira abaixo a lista dos indicados para a maior premiação do cinema nacional:


GRANDE PRÊMIO DO CINEMA BRASILEIRO 2011 – Finalistas


MELHOR LONGA–METRAGEM DE FICÇÃO



5 x FAVELA, AGORA POR NÓS MESMOS de Manaira Carneiro, Wagner Novais, Rodrigo Felha, Cacau Amaral, Luciano Vidigal, Cadu Barcelos, Luciana Bezerra. Produção: Renata de Almeida Magalhães e Carlos Diegues por Luz Mágica.

CHICO XAVIER de Daniel Filho. Produção: Daniel Filho por Lereby Produções Ltda.

MELHORES COISAS DO MUNDO, AS de Laís Bodanzky. Produção: Jasmin Pinho, Minom Pinho, Debora Ivanov, Gabriel Lacerda, Caio Gullane e Fabiano Gullane por Gullane Filmes.

OLHOS AZUIS de José Joffily. Produção: José Joffily e Heloisa Rezende por Coevos Filmes Ltda.

TROPA DE ELITE 2 de José Padilha.Produção: José Padilha e Marcos Prado por Zazen Produções.

VIAJO PORQUE PRECISO, VOLTO PORQUE TE AMO de Karim Ainouz e Marcelo Gomes. Produção: Daniela Capelato e João Junior por Rec Produtores.


MELHOR LONGA–METRAGEM DOCUMENTÁRIO

DZI CROQUETTES de Raphael Alvarez e Tatiana Issa. Produção: Tatiana Issa, Raphael Alvarez e Bob Cline por TRIA Productions e Paulo Mendonça por Canal Brasil.

HOMEM QUE ENGARRAFAVA NUVENS, O de Lírio Ferreira. Produção: Denise Dummont por Good Ju-ju.

JOSÉ E PILAR de Miguel Gonçalves Mendes. Produção: Miguel Gonçalves Mendes por Jumpcut, Fernando Meirelles e Bel Berlink por O2 Filmes, Augustin Almodóvar e Esther Garcia por El Deseo.

NOITE EM 67, UMA de Renato Terra e Ricardo Calil. Produção: Mauricio Andrade Ramos e João Moreira Salles por Video Filmes.

RITA CADILLAC – A LADY DO POVO de Toni Venturi.Produção: Toni Venturi por Olhar Imaginário e Sergio Kieling por Mamute Filmes Ltda.


MELHOR LONGA-METRAGEM INFANTIL

CASA VERDE, A de Paulo Nascimento. Produção: Marilaine Castro da Costa e Paulo Nascimento por Accorde Filmes Ltda.
EU E MEU GUARDA-CHUVA de Toni Vanzolini. Produção: Toni Vanzolini, Eliana Soárez, Leonardo Monteiro de Barros, Luiz Noronha e Pedro Buarque de Hollanda por Conspiração Filmes.
HIGH SCHOOL MUSICAL – O DESAFIO de César Rodrigues. Produção: Iafa Britz, Marcos Didonet, Walkiria Barbosa, Vilma Lustosa por Total Entertainment.


MELHOR DIREÇÃO

DANIEL FILHO por Chico Xavier
JOSÉ JOFFILY por Olhos Azuis
JOSÉ PADILHA por Tropa de Elite 2
KARIM AINOUZ e MARCELO GOMES por Viajo Porque Preciso, Volto Porque te Amo
LAÍS BODANZKY por As Melhores Coisas do Mundo


MELHOR ATRIZ

ALICE BRAGA como Elaine por Cabeça a Prêmio
CHRISTIANE TORLONI como Glória por Chico Xavier
GLÓRIA PIRES como Dona Lindú por Lula, O Filho do Brasil
INGRID GUIMARÃES como Alice por De Pernas pro Ar
MARIETA SEVERO como Manuela por Quincas Berro D’ Água


MELHOR ATOR

ÂNGELO ANTÔNIO como Chico Xavier (1931/1959) por Chico Xavier
CHICO DIAZ como Matuim por O Sol do Meio-Dia
MARCO NANINI como Odorico Paraguaçu por O Bem Amado
NELSON XAVIER como Chico Xavier (1969/1975) por Chico Xavier
PAULO JOSÉ como Quincas por Quincas Berro D’ Água
WAGNER MOURA como Nascimento por Tropa de Elite 2


MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

CASSIA KISS como Iara por Chico Xavier
DENISE FRAGA como Camila por As Melhores Coisas do Mundo
ELKE MARAVILHA como Avó por A Suprema Felicidade
LEANDRA LEAL como Liuba por Insolação
ROBERTA RODRIGUES como Renata por 5 x Favela, Agora Por Nós Mesmos
TAINÁ MULLER como Clara por Tropa de Elite 2



MELHOR ATOR COADJUVANTE

ANDRE MATTOS como Dep. Fortunato por Tropa de Elite 2
ANDRÉ RAMIRO como André Mathias por Tropa de Elite 2
CAIO BLAT como Artur por As Melhores Coisas do Mundo
CASSIO GABUS MENDES como Padre Julio Maria por Chico Xavier
HUGO CARVANA como Dos Santos por 5 x Favela, Agora Por Nós Mesmos
IRANDHIR SANTOS como Diogo Fraga por Tropa de Elite 2


MELHOR DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA

GUSTAVO HADBA por Lula, O Filho do Brasil
LAURO ESCOREL por A Suprema Felicidade
LULA CARVALHO por Tropa de Elite 2
NONATO ESTRELA, ABC por Chico Xavier
TOCA SEABRA por Quincas Berro D’ Água



MELHOR DIREÇÃO DE ARTE

ADRIAN COOPER por Quincas Berro D’ Água
CASSIO AMARANTE por As Melhores Coisas do Mundo
CLAUDIO AMARAL PEIXOTO por Chico Xavier
CLÓVIS BUENO por Lula, O Filho do Brasil
TIAGO MARQUES TEIXEIRA por Tropa de Elite 2

MELHOR FIGURINO

ANDREA SIMONETTI por Eu e Meu Guarda-Chuva
BIA SALGADO por Chico Xavier
CLÂUDIA KOPKE por O Bem Amado
CLÁUDIA KOPKE por Tropa de Elite 2
KIKA LOPES por Quincas Berro D’ Água


MELHOR MAQUIAGEM

ANA VAN STEEN por Eu e Meu Guarda-Chuva
ANA VAN STEEN por Lula, O Filho do Brasil
LU MORAES por O Bem Amado
MARISA AMENTA por Quincas Berro D`Água
MARTIN MACIAS TRUJILLO por Tropa de Elite 2
ROSE VERÇOSA por Chico Xavier


MELHOR EFEITOS VISUAIS

ANDRÉ WALLER, BRUNO VAN ZEENBROECK, FABRÍCIO NAVARRO e
HENRIQUE FERNANDES (Invaders FX), por Tropa de Elite 2
DARREN BELL, GEOFF D. E. SCOTT e RENATO TILHE por Nosso Lar
LUCIANO NEVES (TRIBO POST) por Quincas Berro D’́Água
MARCELO SIQUEIRA por Eu e Meu Guarda-Chuva
TAMIS LUSTRE por Chico Xavier


MELHOR ROTEIRO ORIGINAL

BRÁULIO MANTOVANI e JOSÉ PADILHA por Tropa de Elite 2
BRUNO MAZZEO, JOÃO AVELINO e ROSANA FERRÃO por Muita Calma Nessa Hora
JOSÉ ANTONIO DA SILVA, OFICINA NÓS DO MORRO, OFICINA OBSERVATÓRIO DE FAVELA, RAFAEL DRAGAUD, RODRIGO CARDOZO e VILSON DE OLIVEIRA por 5 x Favela, Agora Por Nós Mesmos
KARIM AINOUZ e MARCELO GOMES por Viajo Porque Preciso, Volto Porque te Amo
LUIZ BOLOGNESI por As Melhores Coisas do Mundo
MARCELO SABACK e PAULO CURSINO por De Pernas pro Ar
MELANIE DIMANTAS e PAULO HALM por Olhos Azuis


MELHOR ROTEIRO ADAPTADO

ADRIANA FALCÃO, BERNARDO GUILHERME, MARCELO GONÇALVES e TONI VANZOLINI por Eu e Meu Guarda-Chuva. Adaptado da obra “Eu e Meu Guarda-Chuva” de Branco Mello, Hugo Possolo e Ciro Pessoa.
CLAUDIO PAIVA e GUEL ARRAES por O Bem Amado. Adaptado da obra “O Bem Amado” de Dias Gomes.
ESMIR FILHO e ISMAEL CANEPPELE por Os Famosos e os Duendes da Morte. Adaptado da obra “Os Famosos e os Duendes da Morte” de Ismael Caneppele.
MARCOS BERNSTEIN, AC por Chico Xavier. Adaptado da obra “As Vidas de Chico Xavier” de Marcel Souto Maior.
SÉRGIO MACHADO por Quincas Berro D Água. Adaptado da obra “A morte e a morte de Quincas Berro D ́água” de Jorge Amado.


MELHOR MONTAGEM FICÇÃO

DANIEL REZENDE por As Melhores Coisas do Mundo
DANIEL REZENDE por Tropa de Elite 2
DIANA VASCONCELLOS, ABC por Chico Xavier
KAREN HARLEY por Viajo Porque Preciso, Volto Porque te Amo
QUITO RIBEIRO por 5 x Favela, Agora Por Nós Mesmos


MELHOR MONTAGEM DOCUMENTÁRIO

BERNARDO PIMENTA por Utopia e Barbárie
CLÁUDIA RITA OLIVEIRA por José e Pilar
DANIEL GARCIA e MAIR TAVARES por O Homem que Engarrafava Nuvens
JORDANA BERG por Uma Noite em 67
RAPHAEL ALVAREZ por Dzi Croquettes


MELHOR SOM

ALESSANDRO LAROCA, ARMANDO TORRES JR. e GEORGE SALDANHA por Nosso Lar
ALESSANDRO LAROCA, ARMANDO TORRES JR. e JOSÉ MOREAU LOUZEIRO por Quincas Berro D`Água
ALESSANDRO LAROCA, ARMANDO TORRES JR. e LEANDRO LIMA por Tropa de Elite 2
ALESSANDRO LAROCA, ARMANDO TORRES JR. e LOUIS ROBIN por As Melhores Coisas do Mundo
BRANKO NESKOV, CARLOS ALBERTO LOPES, CAS e SIMONE
PETRILLO por Chico Xavier


MELHOR TRILHA SONORA

BETO VILLARES por Quincas Berro D`Água
BID por As Melhores Coisas do Mundo
CRISTOVÃO BASTOS por A Suprema Felicidade
GUTO GRAÇA MELLO e MV BILL por 5 x Favela, Agora Por Nós Mesmos
GUTO GRAÇA MELLO por O Homem que Engarrafava Nuvens


MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL

ADRIANA CALCANHOTO, BRUNO PALAZZO, CAMANÉ, FILIPE PINHEIRO, LUÍS CILIA, NOISERY, PEDRO GRANATO e PEDRO GONÇALVES por José e Pilar
CLÁUDIO LINS e CLÁUDIO TOVAR por Dzi Croquettes
EGBERTO GISMONTI por Chico Xavier
JAQUES MORELENBAUM por Olhos Azuis
PEDRO BROMFMAN por Tropa de Elite 2


MELHOR CURTA-METRAGEM FICÇÃO

ALGUÉM TEM QUE HONRAR ESTA DERROTA dirigido por Leonardo Esteves
AVÓS dirigido por Michael Wahrmann
ENSAIO DE CINEMA dirigido por Allan Ribeiro
EU NÃO QUERO VOLTAR SOZINHO dirigido por Daniel Ribeiro
RECIFE FRIO dirigidopor Kleber Mendonça Filho


MELHOR CURTA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO

AVE MARIA OU MÃE DOS SERTANEJOS dirigido por Camilo Cavalcante
DOIS MUNDOS dirigido por Thereza Jessouroum
FAÇO DE MIM O QUE QUERO dirigido por Petrônio Lorena e Sérgio Oliveira
GERAL dirigido por Anna Azevedo
URBE dirigido por Marcos Pimentel


MELHOR CURTA-METRAGEM ANIMAÇÃO

ANJOS DO MEIO DA PRAÇA, OS dirigido por Alê Camargo e Camila Carrossine
BONEQUINHA DO PAPAI dirigido por Luciana Eguti e Paulo Muppet
EU QUERIA SER UM MONSTRO dirigido por Marão
MENINA DA CHUVA dirigido por Rosaria
TEMPESTADE dirigido por Cesar Cabral


MELHOR LONGA-METRAGEM ESTRANGEIRO

FITA BRANCA, A (Das Weisse Band, ficção, Alemanha) – dirigido por Michael Haneke. Distribuição: Imovision.

ORIGEM, A (Inception, ficção, USA / Reino Unido) – dirigido por Christopher Nolan. Distribuição: Warner Bros.

PEQUENO NICOLAU, O (Le Petit Nicolas, ficção, França) – dirigido por Laurent Tirard. Distribuição: Imovision.

REDE SOCIAL, A (The Social Network, ficção, USA) – dirigido por David Fincher. Distribuição: Sony Pictures.

SEGREDO DOS SEUS OLHOS, O (El Secreto de Sus Ojos, ficção, Argentina / Espanha) – dirigido por Juan José Campanella. Distribuição: Europa Filmes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário