sexta-feira, 22 de maio de 2009

O Erotismo no Cinema Brasileiro

Eu estava procurando não sei o quê no O Globo Digital e me deparei com uma matéria sobre a Mostra O Erotismo no Cinema Brasileiro. Me interessei no ato (ops! isso seria um trocadilho?) pelo evento criado pela documentarista Thereza Jessouroun, com curadoria de Hernani Heffner. Antes de continuar devo informar que estou meio atrasada neste texto, até questionei se devia postá-lo, uma vez que a mostra começou na terça passada, dia 19, o que significa que já estamos na metade dela... mas...temos a outra metade, não é mesmo? Então vamos lá.

O Erotismo no Cinema Brasileiro apresenta uma seleção deveras interessante e por vezes até engraçada. Afinal, o humor é um afrodisíaco! Assim sendo, não perca "O Homem do Sputnik", de Carlos Manga, um divertidíssimo exemplar da Chanchada brasileira. Oscarito naturalmente é o protagonista, mas é Norma Benguel quem rouba a cena em sensualíssima paródia à Brigite Bardot.

Sendo mais fiel ao release , digo que também integram a filmografia obras como "Ganga Bruta", de Humberto Mauro, "Histórias que Nossas Babás não Contavam", de Oswaldo Oliveira, "Madame Satã", de Karim Aïnouz, e é claro, muitos com Sônia Braga: "Dona Flor e Seus Dois Maridos", de Bruno Barreto, "A Dama do Lotação", de Neville D'Almeida e "Eu te amo", de Arnaldo Jabor, onde a morena contracena com Vera Fisher, instigando o fetiche de muita gente, ao formar um duo com a loura.

Em entrevista dada na Roquette Pinto, no programa Arte em Movimento - Cinema, com esta que vos escreve, Heffner comenta a forte presença de Sônia na história do erotismo no cinema nacional, especialmente quando protagoniza "A Dama do Lotação". Na opinião d
o curador, neste filme ela não somente é a protagonista, mas "encarna um personagem feminino que toma iniciativas, invertendo os papéis clássicos, quando se transforma num ícone da nova mulher brasileira, deixando de ser o simples objeto de apelo daquele cinema e passa a ser quem conduz a narrativa, tendo pleno controle disso".

Na mesma entrevista, Thereza lembra, e eu repito aqui, que a mostra oferece um mini-curso (com hífen ou sem hífen??) com o Hernani Heffner, gratuito. Sobre o quê? Erotismo no cinema brasileiro, ora! O curso será no sábado, dia 30, na Caixa Cultural, onde aliás, rola tudo isso aí que falamos. Os ingressos estão bem em conta: R$4 e R$2 (meia-entrada). A Caixa Cultural, para quem ainda não conhece, fica na Av. Almirante Barroso 25, pertinho da Estação Carioca do Metrô.

Divirtam-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário