terça-feira, 30 de outubro de 2012

Cor de Rosa choque


Segue até o próximo domingo no CCBB a mostra IMAGENS ENGAJADAS – UMA HOMENAGEM A ROSA VON PRAUNHEIM em comemoração aos 70 anos de vida e mais de 40 anos de carreira de Rosa von Praunheim, UM dos mais importantes cineastas da Alemanha em atividade, pioneiro do ativismo gay e da investigação sexual no cinema.

Rosa, que já esteve aqui na década de 80, participa de um debate, via skype, da sua casa em Berlin, com o jornalista André Fischer, diretor do Mix Brasil, no dia 1º de novembro, quinta-feira, às sete e meia da noite, aberto ao público diretamente da sala de cinema do CCBB.

Em 40 anos de carreira, Praunheim realizou mais de 70 filmes, sempre variando entre diversos gêneros e temáticas. Seu nome artístico é resultado do "triângulo rosa" dos homossexuais nos campos de concentração nazistas e de Praunheim, bairro de Frankfurt onde cresceu. Em 2002, quando foi convidado pelo canal de TV NDR a fazer um auto-retrato audiovisual, chamado ETA, ROSA!, Rosa von Praunheim declarou: "Estou muito orgulhoso de ser uma personalidade controversa que recebe tanto rejeição quanto apoio e reconhecimento. Tornar o particular público, sempre foi um dos desafios da minha política para os direitos gays. Só assim você consegue erradicar preconceitos. Sempre se tem medo do que não se conhece."

Desde os anos 70, Rosa von Praunheim realizou inúmeras produções para o cinema e para a TV, é ativista gay e do combate à Aids, além de professor da influente Academia de Cinema e Televisão de Babelsberg. Nos seus filmes, Praunheim procura promover a diversidade social. Além do movimento gay, os temas principais de sua obra são retratos de mulheres excêntricas, fortes e extravagantes que desobedecem as ‘normas sociais’ em diversas formas, e o combate à Aids.


A mostra segue até domingo, com sessões às quatro, seis e oito da noite, com ingressos a R$6.
Saiba mais acessando o site www.bb.com.br/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário