terça-feira, 17 de julho de 2012

Dicas na tela e papo animado


A CAIXA Cultural segue apresentando a mostra “Diálogos na Tela”,  ciclo de filmes seguidos de palestras, que vem acontecendo todos os sábados às 10h da manhã.

Com curadoria do professor e pesquisador Andreas Valentin, a mostra apresenta uma breve história da arte e da cultura, desde o despertar da criatividade humana até o final do século XX, tendo como base a exibição de obras cinematográficas de impacto visual e estético.

Neste sábado, Diálogos na tela exibe Os Amores de Picasso, de James Ivory,  seguido da palestra  Vanguardas históricas: criatividade e expressão no século XX, apresentada  pelo professor e fotógrafo Pedro Vasquez.

Com Anthony Hopkins e Juliane Moore, o filme Os Amores de Picasso se passa quando, aos 60 anos e no auge de sua carreira, o pintor espanhol Pablo Picasso convida a jovem Françoise de 23 anos, para conhecer seu ateliê. É o início de um conturbado relacionamento que sobreviverá por 10 anos, em meio a infidelidades e duelos de gênio.

A programação do Diálogos na tela segue até o dia 25 de agosto e ainda exibirá mais 5 filmes:
- Blow Up - Depois daquele beijo, de Michelangelo Antonioni
- Basquiat de Julian Schnabel
- Pecker – O Preço da Fama, de John Waters
- Verdade e Mentiras ,  de Orson Welles
e uma dobradinha brasileira -  Macunaíma, de Joaquim Pedro de Andrade e Heliophonia”, de  Marcos Bonisson.

Todos esses filmes apresentam um amplo painel para formação e discussão das escolas e movimentos históricos e artísticos análogos, que despertam encantamento e a curiosidade na sociedade. 

Na Caixa Cultural, sábado, às 10h, com ingressos a R$2.

Outra boa dica da semana é o ANIMA MUNDI, o Festival Internacional de Animação do Brasil, que neste ano comemora sua vigésima edição. São mais de 400 filmes de animação, dos quais 80 são filmes brasileiros, que estão sendo exibidos no Rio de Janeiro e em São Paulo, até o dia 22 de julho, com sessões no Centro Cultural dos Correios, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), na Casa França-Brasil, no Cine Odeon, no Espaço Itaú de Cinema e no Oi Futuro do Flamengo e Oi Futuro de Ipanema.

Criado em 1993 por Aída Queiroz, Cesar Coelho, Lea Zagury e Marcos Magalhães, o Anima Mundi entra este ano para o seleto grupo de festivais que podem credenciar filmes para indicação ao Oscar de curta-metragem de animação. O vencedor entre os filmes nacionais fica pré-selecionado para concorrer à indicação.

Alem da exibição de filmes, o Anima Mundi oferece várias atividades paralelas, entre elas o Papo animado, uma conversa com um experiente animador. Hoje, terça, dia 17 de julho, o convidado é o cineasta Marão, um dos diretores de animação mais atuantes do país, que já realizou uma dezena de curtas-metragens e ganhou mais de 40 prêmios.  O Papo Animado com Marao é hoje, às sete da noite, na Praça dos Correios, com ingressos a R$4,00. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário