sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Tendência?

Lançamentos mantiveram queda no Brasil
por Tiago Lyra

O ano cinematográfico de 2010 no Brasil totalizou 307 lançamentos comerciais, uma redução de 3% em relação ao ano anterior, tendência que vem se confirmando pelos últimos cinco anos: se comparado ao resultado de 2006, quando 337 filmes entraram em circuito, a queda é de 9%. Por outro lado, 2010 foi o ano da consolidação do 3D, com 22 lançamentos no formato contra 13 em 2009, em um aumento de 69%.

Dessa vez, o número de lançamentos nacionais contrariou a ascensão dos últimos anos e caiu 11%, totalizando 76 em 2010 contra 85 títulos em 2009. As majors têm reduzido gradativamente suas cartelas: em relação a 2009, o número de títulos lançados pelas filiais dos grandes estúdios de Hollywood caiu 6% e, em relação a 2006, a diferença chega a 27%. O número de produções nacionais que chegam ao circuito exclusivamente via majors também se reduziu bastante: 18% em relação a 2009, 47% em relação a 2006.

Nesse intervalo de cinco anos também se pode observar o surgimento de parcerias entre as grandes distribuidoras e independentes para o lançamento de filmes nacionais. Em 2010, a Sony se uniu à Downtown para o lançamento de Chico Xavier e à RioFilme para o de 5x Favela – Agora por nós mesmos, enquanto a Warner lançou As melhores coisas do mundo em parceria com a RioFilme. Por outro lado, apenas 15 filmes nacionais foram lançados com distribuição própria em 2010, 29% a menos que no ano anterior.

FONTE: Filme B, Boletim Edição 686

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