segunda-feira, 15 de março de 2010

Festival de turismo

América Latina entra no circuito dos festivais de filmes de turismo com a primeira edição do Tourfilm Brazil

Evento insere a continente em evento de caráter mundial. Inscrições estão abertas e são gratuitas

América Latina será palco, em maio, do Tourfilm Brazil, que será realizado no Brasil, mais precisamente em Florianópolis, SC, e que integra um circuito de festivais internacionais de filmes de turismo. Concorrem filmes que enfatizam o papel e a função do turismo na sociedade moderna, em diversas dimensões: cultural, social e econômica, destacando ainda os mais belos destinos turísticos do mundo.

O Tourfilm Brazil, membro titular do CIFFT (Comité International des Festivals du Film Touristique), exclusivo para a América latina, torna-se um sensacional ponto focal para profissionais do segmento, do turismo produtores, empresários, agências de publicidade e autoridades ligadas ao setor, do mundo todo, criando uma vitrine de oportunidades, negócios e convergências, incentivando a industria da criatividade e a troca de experiências.

Segundo Jorge Oro, um dos membros do CIFFT, e idealizador e organizador do evento em Florianópolis, o potencial do país para este tipo de produção é imenso, mas ainda pouco explorado. “Quando falamos em produção de filmes para o turismo, o Brasil ainda tem muito a desenvolver, e a vinda deste Festival para o país, gera oportunidade de troca de experiências técnicas, acadêmicas, comerciais, institucionais, favorecendo a criação de novos conceitos e objetivos, compartilhando com o Brasil uma visão mundial na forma de mostrar o turismo. Temos que lembrar que turismo não se trata de lugares ou de eventos, trata-se de pessoas.”

As inscrições são gratuitas e os filmes poderão concorrer nas categorias: destinos turísticos, turismo de natureza e ecologia, turismo de aventura e esportes radical, turismo esportivo, turismo náutico, hotelaria, gastronomia e enologia, pessoas, culturas e tradições; turismo religioso; parques temáticos; transportes para turismo; turismo de animação.

Um júri internacional, formado por formado por diretores de festivais e profissionais renomados mundialmente escolherá os melhores filmes que serão premiados em cada categoria (prêmio Arara de Ouro), além do melhor filme de Santa Catarina e o melhor filme brasileiro, havendo ainda uma categoria especial, a Jovens Talentos, destinada a premiar filmes produzidos por alunos de faculdades de turismo.

Sobre o CIFFT

O Comitê Internacional de Festivais de Filmes de Turismo existe desde 1989, quando os membros do mais prestigioso Festival de Filmes de Turismo de Viena reuniram-se para formar o CIFFT, que reúne festivais e países como Alemanha, Polônia, Áustria, Portugal, EUA, Sérvia, República Tcheca, Romênia e outros.

Anualmente, em Viena, ocorre o Festival dos Festivais, no qual é atribuído o Grand Prix, ao melhor filme de turismo do mundo, escolhido dentre os vencedores em cada festival ligado ao Cifft.

Sobre o festival



Durante os dias do festival, que ocorre de 6 a 8 de maio, além da cerimônia de premiação, as exibições abertas ao público dos filmes selecionados e de filmes vencedores de outros festivais do mundo, shows, atividades culturais, oficinas e workshops com profissionais europeus e também da América Latina farão parte da grade de atividades, tendo como temática os efeitos e resultados dos filmes de turismo.



Como participar

Poderão participar do festival, governos de estados, municípios, ministérios do turismo e agências governamentais do turismo, agências de publicidade e produtoras de vídeos, organizações não governamentais, faculdades e universidades que possuam cursos de turismo e de propaganda, além de produtoras de vídeo, do Brasil, da América latina e de qualquer outro país do mundo.



Maiores informações, regulamentos, formulários de inscrição (que poderão ser feitas até 30 de março pela internet ou correios) acessem o site www.tourfilmbrazil.com, ou entrem em contato através do e-mail contato@tourfilmbrazil.



Fonte: Adriana Laffin - Jornalista
Apoio Comunicação + Marketing
www.apoiocomunicacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário