quarta-feira, 17 de março de 2010

Abertura do É tudo verdade 2010

É TUDO VERDADE 2010 ANUNCIA FILMES DE ABERTURA EM SP E RJ

Um mergulho na era dos festivais e a mais nova provocação fílmica de José Padilha estarão, respectivamente, em São Paulo e no Rio de Janeiro, nas sessões de abertura da 15a. edição do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários. Fundado e dirigido pelo crítico Amir Labaki, o principal evento dedicado à cultura do documentário da América Latina acontece neste ano entre 8 e 18 de abril em São Paulo e entre 9 e 18 de abril no Rio de Janeiro. A entrada para todas as sessões é franca.
Em São Paulo, a estreia mundial de Uma Noite em 67, de Renato Terra e Ricardo Calil, dá início à maratona documental, no dia 08 de abril, em sessão para convidados no Espaço Unibanco de Cinema. Primeira direção da dupla, o longa resgata a final do III Festival da Música Popular, promovido e exibido pela TV Record, em 21 de outubro de 1967.

Disputavam os principais prêmios Chico Buarque de Holanda, Caetano Veloso, Gilberto Gil com os Mutantes, Roberto Carlos, Edu Lobo e Sergio Ricardo (que protagonizou a histórica quebra do violão no palco, depois da vaia à canção “Beto Bom de Bola”). Para os diretores, “aquela noite pode ser considerada o epicentro de um movimento que originou a MPB e que reverbera até hoje”.

No Rio, a abertura do É Tudo Verdade será feita pelo estréia brasileira do novo documentário de José Padilha, a co-produção internacional Segredos da Tribo. Nele, o diretor de Ônibus 174, Garapa (lançado no É Tudo Verdade 2009) e Tropa de Elite coloca a antropologia no banco dos réus ao abordar a atuação de pesquisadores entre os ianomâmis da Venezuela nos anos 1960 e 1970.

Padilha habilmente contrapõe as versões dos antropólogos, já estas conflitantes entre si, com a dos próprios índios. Em pauta, uma cadeia impressionante de alegações que põem em xeque o respeito dos cientistas à integridade tanto física quanto cultural dos ianomâmis. A sessão de abertura para convidados acontece no Unibanco Arteplex.
“Para iniciar a celebração dos quinze anos, nada como duas aberturas de arromba”, comemora o critico Amir Labaki, diretor do É Tudo Verdade. “Uma Noite em 67 é de arrepiar. Uma fascinante viagem na máquina do tempo. Em Segredos da Tribo, por sua vez, Padilha elevou a hipnótico thriller humanista uma querela acadêmica. Jamais voltaremos a ver com os mesmos olhos o trabalho de campo dos antropólogos”.


Serviço
É Tudo Verdade – 15º Festival Internacional de Documentários
São Paulo - 8 a 18/04
Rio de Janeiro - 9 a 18/04
Direção: Amir Labaki
Co-realização: PETROBRAS, CPFL, CCBB, BNDES, SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA DO ESTADO DE SP, RIOFILME, MINISTÉRIO DA CULTURA
Entrada gratuita em todas as salas de cinema

Nenhum comentário:

Postar um comentário