quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Especial

Sim, é verdade, dessa vez exagerei! Quase um mês sem escrever, é o cúmulo! Mas juro que não foi por preguiça, esse pecado capital que tantas vezes me consome e me condena! Pelo contrário! Estava (ava?) tão atarefada viajando, curtindo e simultaneamente trabalhando para o Festival de Israel, Festival do Rio e Festival Universitário, que as 3, 4 horas que me restavam eu usava para dormir. Foi mal, mas eu precisava, né?

Porém, mais uma vez a boêmia voltou. Ou a filha pródiga talvez seja mais devido, embora incerto.

E voltei animada, como vcs podem ver. Até porque, encho o pulmão de orgulho e coragem para informar aos meus queridos 5 amigos (seguidores é horrível, né?) que assinam este mal ajambrado blog, que hoje é o primeiro especial do programa CINEMA EM SINTONIA. Terei o prazer - e a grande responsa - de receber Eduardo Coutinho, mestre do cinema brasileiro! Sim, pq diante de tanto que Coutinho já fez e que ainda o faz , causando até polêmica com sua ousadia cinematográfica, chamá-lo apenas de mestre de documentários não me parece justo!

Para quem é mal informado (caramba, hein, muito mal informado!) Coutinho é autor de importantes filmes que retratam o povo brasileiro. O mais destacado até os dias de hoje é o doc "Cabra marcado para morrer", que ganhou o prêmio da crítica internacional do Festival de Berlim, o prêmio de melhor filme no Festival du Réel, em Paris, e no de Havana, entre muitos outros. Esse filme tem uma particularidade. Ele foi iniciado em 1964, e devido às questões militares que estavam bem no seu início, foi interrompido e retomado nos anos 80, para ser concluído em 1984, quando então recebeu sua série de prêmios.

Mais de vinte anos depois, Coutinho está na roda de novo por uma nova característica de seus filmes: a mesclagem entre a ficção e o documentário. Publicamente, isso começou em Jogo de Cena, excelente filme onde exibe atrizes contando histórias diversas, porém verdadeiras, de algumas mulheres selecionadas a partir de um anúncio de jornal. Agora, com "Moscou", uma nova "brincadeira": o cineasta colocou atores do mineiro Grupo Galpão para ensaiarem Tchekov apenas com o propósito de registrar este processo. O filme anda causando
discussões em toda mídia e em algumas mesas de bar. Afinal, ali tinha ou não um filme?

O que vc acha? Já assistiu Moscou? Independente de sua resposta, vc não pode perder o CINEMA EM SINTONIA de hoje, nesta quarta-feira ensolarada (pelo menos agora às 6h30 da manhã). Uma hora de duração com Eduardo Coutinho.
Não nos deixem sós. Participe! Mande perguntas para cinemaemsintonia@gmail.com e ouça a resposta de Coutinho às 20h na 94,1FM, Rádio Roquette Pinto.




CINEMA EM SINTONIA.
O programa que traz o cinema nacional até vc. Aqui, vc conhece quem faz cinema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário