quarta-feira, 14 de outubro de 2009

O retorno da Jedi

Olá, amiguinhos.
Sabem, não é nada fácil manter um blog atualizado. Não pensem que basta ter o que escrever, que sem dúvida já é muita coisa. Tb não basta gostar de escrever, ou escrever relativamente bem ( o primeiro me concerne, o segundo, nem tanto). Tem que ter disponibilidade e disposição. Devo dizer que andei sem nenhuma das duas coisas por todo esse tempo. Falhei. Peço que me desculpem. Como alguém já disse por aí, foi humano, demasiadamente humano.

Não prometo, mas tentarei ser mais firme. Pelo menos até o próximo segundo semestre de 2010 , quando sou sugada por um tornado chamado Festival do Rio.

Falando em festivais, vamos ao próximo. Me refiro à Mostra São Paulo. Não a conheço muito de perto, só fui lá uma vez e há muito tempo, mas sei que a consideram a segunda maior mostra de cinema do Brasil. A primeira é a carioca. Sem bairrismos.

Em matéria de produções brasileiras, uma "especialidade" da casa, posso afirmar que tem algumas novidades não exibidas na Premiere Brasil do Festival do Rio. Dessas, só desconheço por completo: “Pixo”, de João Wainer, Toberto T. Oliveira; “Sol na Neblina”, de Werner Schumann; "O Sonho Bollywoodiano”, de Beatriz Seigner; “Um Homem Qualquer”, de Caio Vecchio; “Solo”, de Ugo Giorgetti. Estou curiosa.

Através do site Filme B, grande fonte de informações sobre cinema no Brasil, descubro outras novidades que podem interessar ao estimado leitor:
" (...) a Mostra São Paulo deste ano irá contar com uma retrospectiva dedicada ao cineasta grego Theo Angelopoulos e uma homenagem ao diretor e produtor italiano Gian Vittorio Baldi. Durante o evento será lançado o livro Os filmes da minha vida, editado pela Imprensa Oficial do Estado, recordando um ciclo de debates realizado no ano passado e que terá sua segunda edição este ano. Também são destaques a vinda de produtores suecos em busca de coprodução, além da oficina que o diretor de fotografia Christian Berger, de A fita branca, de Michael Haneke, realizará durante a Mostra, nos dias 3 e 4 de novembro.

Descobri outra informação, dessa vez através do site Último Segundo: "
O filme escolhido para abrir o evento, um dos mais tradicionais eventos de cinema do Brasil, é "À Procura de Eric", do britânico Ken Loach, um dos destaques do Festival de Cannes deste ano. O longa vencedor do festival francês, "A Fita Branca", de Michael Haneke, também está na programação da Mostra." Ah! O mesmo site afirma uma coisa importante: a Mostra fará uma homenagem à atriz francesa Fanny Ardant, que estará em São Paulo na ocasião. Adoro Fanny Ardant.

Enfim, pode parecer irônico, e é, mas de onde eu menos sei, é justamente de onde mais consigo passar informações.

Espero ter sido útil.
Inté.
A

Nenhum comentário:

Postar um comentário