sexta-feira, 17 de julho de 2009

Formando platéia





O programa Cinema para Todos foi o primeiro assunto do CINEMA EM SINTONIA. É um projeto de formação de platéia que está dando certo. Vida longa!!




CINEMA PARA TODOS, programa das Secretarias de Estado de Cultura e de Educação, encerra o primeiro semestre de 2009 beneficiando 160 mil estudantes

O programa CINEMA PARA TODOS foi lançado em 24 novembro de 2008 e, desde então, 160 mil vales-ingresso foram trocados por alunos que assistiram a filmes nacionais em cartaz nos cinemas parceiros do projeto em 22 cidades do estado do Rio de Janeiro – um número que superou todas as expectativas. Os estudantes tiveram acesso a mais de 20 filmes brasileiros, como Se eu fosse você 2, Verônica, O Menino da Porteira, Surf Adventures 2, Última Parada 174, A Guerra dos Rocha, Divã, Jean Charles, A Mulher Invisível,e Palavra (En)cantada, obras de gêneros e temáticas variadas.

Apenas nos últimos meses, de maio a julho, através de sessões normais e pré-agendadas para turmas (realizadas especialmente para o programa), 58 mil alunos foram ao cinema. Duas sessões no cinema Odeon Petrobras para as escolas CE Prof. Antônio Maria Teixeira Filho e Escola Técnica Adolpho Bloch foram especiais: 500 alunos assistiram ao premiado documentário Palavra (En)cantada e, após a exibição do filme, fizeram perguntas e declarações muito pertinentes e entusiasmadas para a diretora Helena Solberg e para o roteirista e produtor Marcio Debellian.

O CINEMA PARA TODOS, neste primeiro período, atingiu um dos seus principais objetivos: formar público, estimulando nos jovens estudantes o hábito de ir ao cinema para ver filmes nacionais. Muitos estudantes foram ao cinema pela primeira vez através do programa que continua no segundo semestre de 2009. A expectativa é que até 2010 mais de 1 milhão de pessoas terão ido aos cinemas utilizando os vales-ingresso deste programa pioneiro no Estado do Rio.

Todos os municípios do estado do Rio de Janeiro que tem salas de cinemas comerciais regularizadas foram beneficiados pelo CINEMA PARA TODOS: Angra dos Reis, Araruama, Armação dos Búzios, Barra Mansa, Bom Jesus do Itabapoana, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Itaperuna, Macaé, Nilópolis, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Petrópolis, Resende, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti, Teresópolis, Três Rios e Valença e Volta Redonda.

Os cinemas credenciados do CINEMA PARA TODOS registraram um aumento medio de 40,3% na taxa de ocupação devido ao programa de incentivo. Participam do CINEMA PARA TODOS desde grupos como o Severiano Ribeiro e o Cinemark a salas independentes, como o Cine Teatro 9 de Abril, em Volta Redonda, que possui mais de mil lugares e que completou 50 anos em 2009; o Gran Cine Bardot, em Armação de Búzios; o Ponto Cine, no Rio (bairro de Guadalupe); e o Cine Teatro Glória, em Valença, que foi reaberto para participar do programa.

No período de distribuição dos vales, 46 agentes culturais, moradores das cidades contempladas, visitaram aproximadamente 600 escolas do Governo do Estado divulgando a iniciativa do programa, conquistando alunos e professores. O projeto também fomenta a atividade cinematográfica estimulando as salas de cinema a manterem filmes brasileiros em sua programação, principalmente no interior do Estado, onde a produção nacional tem maior dificuldade de acesso.


CINEMA PARA TODOS
site: http://www.cinemaparatodos.rj.gov.br

http://twitter.com/cinemaparatodos

blog: http://cinemaparatodos.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário