quinta-feira, 23 de julho de 2009

Cinema brasileiro em Israel






Há cinco anos trabalho para o Festival de Cinema Brasileiro em Israel. Sim, o povo de lá tem o maior interesse no nosso povo de cá. Não é incrível essa simpatia que os demais tem sobre nós?
Ano passado fui pela primeira vez a Israel. Foi uma viagem inesquecível com um grupo que se entrosou muito bem: eu, André Ramiro, ator que estava representando o Tropa de Elite, Roberto Mader, diretor do documentário Condor, Julia Lemmertz, que foi representando dois filmes, Mulheres Sexo Verdades Mentiras e Meu nome não é Johnny, e Leila Richers, que foi a jornalista responsável por cobrir o evento. Fomos super bem recebidos pela produção do Festival e tb pelo Embaixador do Brasil em Israel, Pedro Motta Coelho e sua esposa, a queridíssima Moira Motta Coelho. Além de participar do festival, sempre lotado de pessoas, brasileiros e sul americanos residentes em Israel e muitos, curiosamente muitos israelenses, tivemos o prazer de visitar lugares como o Mar Morto e o deserto com suas histórias antes de Cristo, mas nada se compara à Jerusalém. Passear por aquelas ruas que são história bruta, milenar, bíblica, e vivenciar aquela convivência sempre na corda bamba entre os três povos é indescritível. Nem se eu soubesse escrever bem eu conseguiria!

Pois estou falando tudo isso para matar vcs duplamente de inveja e dizer que estou indo para lá de novo. Na próxima semana parto para a Terra Prometida, para trabalhar na nova edição deste festival que prestigia nosso cinema no Oriente Médio. Dessa vez , meu grupo é composto de Bruna Lombardi e Carlos Alberto Riccelli, que vão exibir O Signo da Cidade, Paulo Vilhena, representando Chega de Saudade e Pedro Butcher, nosso jornalista convidado, que tb será o Presidente do Juri (o festival é competitivo). Neste ano temos um convidado muito especial. Trata-se do Secretário do Ministério da Cultura, Silvio Da-Rin, que irá para conhecer o festival - que está em sua nona edição - de perto.

Com isso, gravei ontem dois programas, o do dia 29 de julho e o do dia 5 de agosto. O primeiro será sobre o Festival Brasielrio de Cinema Universitário e o segundo, com duas personalidades incríveis: Julio Pecly e Paulo Silva. Muito provavelmente vcs não sabem quem são, mas o CINEMA EM SINTONIA, que apresenta quem faz cinema no Brasil, vai lhes apresentar.

Enquanto isso, vcs aproveitem a entrevista de ontem, que achei ótima, com Leonardo Monteiro de Barros, um dos executivos do Grupo Conspiração. Filho de Artur da Távola, Leo tb tem o dom da palavra e expressou muito bem suas preciosas opiniões sobre o mercado cinematográfico nacional e internacional.

É isso aí, o CINEMA EM SINTONIA não pára. Espero que vcs aproveitem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário