segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Coreia do Sul no Rio

Banco do Brasil apresenta
Recortes do Cinema da Coreia do Sul


11 longas de novos diretores
5 do mestre Im Kwon-taek
sessões especiais à meia-noite, com 4 longas de terror

10 a 29 de janeiro
CCBB RJ




A produção cinematográfica sul coreana moderna é um dos raros casos, ao lado da Índia e China, em que os filmes nacionais são mais vistos que seus congêneres americanos. O sucesso não é só um fato local: aclamada pela crítica especializada internacional, os filmes coreanos são distribuídos mundialmente e aguardados com ansiedade pelos cinéfilos, já que nas duas últimas décadas, o cinema sul-coreano tem sido a vitrine artística mais vistosa do país oriental para o mundo.

Atento à força dessa obra vigente, o Centro Cultural Banco do Brasil, com o apoio da Embaixada da Coreia do Sul, apresenta, de 10 a 29 de janeiro, a mostra Recortes do Cinema da Coreia do Sul, um painel deste país asiático com uma programação composta por dois tipos de filmes:

- os primeiros filmes de diretores hoje festejados;
- os que foram sucesso na Coreia e nos países asiáticos, mas que não chegaram ao Ocidente.

O público poderá conferir títulos assinados pelos mais representativos cineastas coreanos da atualidade, com destaque para uma seleção de 5 filmes do mestre Im Kwon-taek. Completam a programação filmes menos conhecidos internacionalmente, mas que foram sucesso no país natal.

Outra atração são as sessões especiais à meia-noite, sempre às quintas e sextas, que incluem alguns filmes já distribuídos nacionalmente, mas que passaram rapidamente pelas nossa telas e títulos exclusivos da Embaixada e do Consulado da Coreia. A ênfase será temas com terror, violência e um tanto de sexo, drogas e rock'n roll.



COREIA DO SUL
Nação pobre até meados dos anos 1960, a Coreia do Sul experimenta hoje um processo de ascensão econômica inédito na história do país. Este crescimento, conhecido na Coreia como “milagre do rio Han”, ajudou a difundir pelo mundo uma cultura que tem pelo menos cinco mil anos de história.

O sucesso da economia ajudou a criar o “hanly”, expressão que significa “onda cultural coreana”, da qual faz parte, com destaque, o vigoroso cinema deste país asiático.

Um sistema legal de proteção ao produto nacional e a forte tributação do concorrente estrangeiro, aliada aos recursos provenientes do sucesso econômico do país, foram primordiais ingredientes para incrementarem o êxito que o cinema coreano experimentou nos últimos anos.



Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66 tel 3808 2020
CINEPASSE: R$ 6 e R$ 3 (meia), válido durante a mostra, para acesso às salas de cinema I e II, por meio de senhas. As senhas deverão ser retiradas 1h antes de cada sessão.


http://oglobo.globo.com/cultura/ccbb-tem-mostra-de-cinema-sul-coreano-3597541

Nenhum comentário:

Postar um comentário