sábado, 25 de junho de 2011

O olhar de Claire Denis no Rio


Ela nasceu em Paris, passou a infância na África e tem como grande fonte inspiradora o avó brasileiro de Belém do Pará. Com esse histórico, não à toa uma mostra que celebra a filmografia de Claire Denis leva o complemento de ‘um olhar em deslocamento’. Até o dia 3 de julho, a Caixa Cultural exibe longas, curtas e documentários dessa cineasta de olhar aguçado e plural na mostra “Claire Denis, um olhar em deslocamento”.

Essa é uma rara oportunidade para conferir o cinema dessa francesa que é considerada um dos expoentes do cinema especial, apesar de (ou talvez por isso mesmo) ter ingressado universo audiovisual tardiamente, aos cinqüenta e sete anos.

Claire Denis estudou cinema no IDCEH (Institut des hautes études cinématographiques — hoje La Fémis — escola de cinema de prestígio na França), trabalhou como assistente de direção de Jim Jarmusch, Wim Wenders, Costa-Gravas e Jacques-Rivette, mas a estreia como diretora foi com o longa ‘Chocolate’ (1988, 105 min). O filme que trata dos conflitos raciais, de processos de deslocamentos na África, trata da sensação de ser estrangeiro, não somente no sentido literal, o de estar em outro país, mas da expressão de um sentimento.

Chocolate é, portanto, um start no cinema de Claire Denis, que conta com o olhar engajado, aguçado, para as questões do mundo contemporâneo, como os processos migratórios e os conflitos dos países subdesenvolvidos e os em desenvolvimento. O olhar que se desloca, se contrapõe e questiona, passando pra grande tela e, consequentemente para o grande público, as perguntas e respostas que encontra em suas andanças pelo mundo.

http://www.youtube.com/watch?v=A5hp9G2E2HU

Além da projeção da maioria dos filmes em 35mm, a mostra “Claire Denis – Um olhar em deslocamento” conta com duas mesas de debate com a participação de pensadores de cinema, como a cineasta Paula Gáitan, o crítico da nova geração Juliano Gomes e Denílson Lopes, da ECO- UFRJ. A diretora homenageada deve vir pela primeira vez ao Rio de Janeiro, para uma conversa em 03 de julho.

‘Claire Denis, um olhar em deslocamento’
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)
Datas: 21 de junho a 03 de julho de 2011 Horários: Sessões às 15, 17h e 19h
Entrada: R$2 (inteira) R$ 1,00 (meia) // Telefone: 2544-4080

Confira mais detalhes, teasers e a programação completa da mostra em: http://www.electraproducoes.com.br/clairedenis/

Nenhum comentário:

Postar um comentário