quarta-feira, 2 de março de 2011

Documentarista russa em retrospectiva no É Tudo Verdade



É TUDO VERDADE 2011 CELEBRA MARINA GOLDOVSKAYA AOS 70

O Festival Internacional de Documentários anunciou hoje uma retrospectiva de uma das principais documentaristas em atividade, Marina Goldovskaya, cuja obra registra o fim da URSS e a nova Rússia de Ieltsin e Putin.

A cineasta, que completa 70 anos em 2011, virá ao Brasil para o festival e aproveitará a ocasião para lançar seu novo filme, um documentário de caráter íntimo, "A bitter taste of freedom", sobre sua amiga Anna Politkovskaya, jornalista investigativa russa, assassinada em Moscou em 2006.

Originalmente uma diretora de fotografia em séries e documentários para a TV soviética, em mais de quarenta anos de carreira Marina Goldovskaya dirigiu mais de 30 obras não-ficcionais e rodou mais de uma centena de programas televisivos. Desde o começo dos anos 1990 ela divide seu tempo entre Moscou e Los Angeles, onde coordena o curso de documentários da UCLA.

Goldovskaya participará pela terceira vez do É Tudo Verdade, discutindo sua carreira em encontros em São Paulo (7 de abril) e no Rio de Janeiro (10 de abril). Em 1996, ela veio ao Brasil apresentar “A Casa da Rua Arbat” no primeiro festival. Voltou em 2005, na 10a. edição, para participar do júri internacional.

“É uma incrível honra saudar o 70o. aniversário de Marina Goldovskaya com sua primeira grande retrospectiva em festivais”, afirma o crítico Amir Labaki, diretor do É Tudo Verdade e curador da mostra especial dedicada à cineasta russa. “No registro único dela, entre o pessoal e o social, ninguém documentou melhor o período turbulento do fim da URSS e desses primeiros tempos da nova Rússia. Não é a toa que seu livro de memórias se entitula “A Mulher da Câmera de Filmar””.

O É Tudo Verdade 2011– 16o. Festival Internacional de Documentários acontece simultaneamente em São Paulo e no Rio de Janeiro entre 31 de março e 10 de abril.

PS: A FOTO É DE ANNA POLITKSVSKAYA, A PERSONAGEM DO FILME A BITTER TASTE OF FREEDOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário