sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011
Cidade Maravilhosa
Carnaval já está aí.
Mas acho que este ano não vai ser igual àquele que passou. Estou pensando em fazer um Rio off. Tem tanta coisa que eu quero ver na programação da cidade além carnaval, que acho que vou deixar a carne no freezer de um cinema ou teatro e elevar o espírito com peças e filmes.
Aqui, uma opção para os amantes da nossa Cidade Maravilhosa. É uma mostra em cartaz na Caixa Cultural com ótimas opções para ver ou rever alguns raros filmes que tem como cenário o Rio de Janeiro de várias décadas.
Segue a programação completa que recebi da assessoria.
Evoé Momo (I).
O RIO NAS TELAS
Mostra de cinema traz filmes nacionais e estrangeiros que tem como tema principal ou pano de fundo a Cidade Maravilhosa.
A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, até 27 de fevereiro, a mostra O Rio de Janeiro Segundo o Cinema. Com patrocínio da Caixa Econômica Federal, serão exibidos filmes nacionais e estrangeiros, que registram nossa cidade, das mais diversas formas e que propõem uma reflexão sobre a representação do Rio no cinema, a partir do visionamento de obras clássicas e queridas do público, além de filmes recentes, desenhando os espaços da cidade na tela.
A mostra é uma oportunidade de rever, sob uma nova ótica, alguns filmes antigos. É o caso de “Interlúdio”, de Hitchcock, “Estranha Passageira”, com Bete Davis, e “007 Contra o Foguete da Morte”, que usam o Rio apenas como ponto de passagem. Mas é também oportunidade de ver alguns clássicos, como “Voando para o Rio”, que traz o charme da dupla Ginger e Fred, ou a comédia “Uma Noite no Rio”: olhares estrangeiros da nossa cidade. Como alguns autores indicam, os estereótipos criados pelo cinema estrangeiro podem ser, aqui, descortinados.
Mas o cinema nacional merece destaque, sobretudo nas obras clássicas de Hugo Carvana, “Vai Trabalhar, Vagabundo”, registro cômico da Zona Sul do Rio, e também de Nélson Pereira dos Santos e seu “Rio, Zona Norte”, num dos melhores momentos de Grande Otello no cinema. Somam-se a esses importantes títulos, obras contemporâneas como “Cidade de Deus”, “Madame Satã”, “O Primeiro Dia” e ”Proibido Proibir”, grandes filmes que dão o tom do modo como nós mesmos, cariocas, nos projetamos na tela, através da concepção de seus ilustres realizadores, Fernando Meirelles, Karim Ainouz, Walter Salles, e Jorge Duran.
Além de tudo isso, filmes definitivos sobre o Rio como “Orfeu Negro”, Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1960, e obras menos conhecidas como “Samba”, com o ícone Sara Montiel, completam um leque diversificado de filmes, exibidos em película e vídeo, que brindam o público carioca com algumas pérolas do cinema nacional e estrangeiro, que fazem cintilar a Cidade Maravilhosa.
A mostra O Rio de Janeiro Segundo o Cinema é uma produção da ELA Filmes, com curadoria de Luelane Corrêa e Alexandre Guerreiro.
PROGRAMAÇÃO
18 sexta
15h - Orfeu Negro, de Marcel Camus
(Orphée Noir/França, 1958) - 90', 10 anos
Com Breno Mello, Marpessa Dawn, Lourdes de Oliveira, Ademar Ferreira da Silva, Léa Garcia
Rio de Janeiro, anos 50. Orfeu apaixona-se por Eurídice, uma jovem recém-chegada do interior. O interesse do rapaz desperta ciúmes em Mira, noiva de Orfeu, em pleno carnaval carioca.
17h - Samba, de Rafael Gil
(Samba/Espanha, 1965) - 104’, 14 anos
Com Sarita Montiel, Marc Michel, Fosco Giachetiti, Carlos Alberto, Grande Otelo, Leonardo Villar
Belém Moreira é uma costureira de morro carioca que se torna estrela do desfile da Escola de Samba Salgueiro, porque se parece muito com a mulher de um milionário, envolvendo-se numa trama sinistra.
19h – Estranha Passageira, de Irving Rapper
(Now, Voyager/EUA, 1942) – 14 anos
Com Bette Davis, Paul Henreid, Claude Rains, Gladys Cooper
Uma mulher é controlada pela mãe, que lhe determina tudo que deve fazer. Um dia, um famoso psiquiatra vai na sua casa e a vê prestes a ter um ataque de nervos. O psiquiatra lhe recomenda algumas semanas em uma casa de repouso, que ele administra. Quando ela sai da clínica faz uma viagem de navio até o Rio de Janeiro e, na viagem, sente-se altamente atraída por um homem casado.
19 sábado
15h - A Garota do Rio, de Jess Franco
(The Girl From Rio /Inglaterra, 1975) – 94’, 14 anos
Com Shirley Eaton, Richard Wyler, George Sanders
Sumuru, a bela líder do reino de Femina, que é habitado apenas por mulheres, planeja usar suas mulheres para dominar o mundo, mas que acaba encontrando como entrave no seu caminho um homem: Masius
17h - Copacabana, de Carla Camurati
(Copacabana/Brasil, 2001)
Com Marco Nanini, Laura Cardoso, Miriam Pires, Ida Gomes, Walderez de Barros, Joana Fomm, Tonico Pereira, Louise Cardoso, Ana Beatriz Nogueira
Às vésperas de completar 90 anos, Alberto vive uma crise pessoal em que recorda os fatos mais marcantes de sua vida, todos eles de alguma forma ligados ao bairro de Copacabana. Enquanto isso, seus amigos preparam uma festa surpresa.
19h - Vai Trabalhar, Vagabundo, de Hugo Carvana
(Vai trabalhar Vagabundo/Brasil, 1973) - 90’, 14 anos
Com Hugo Carvana, Odete Lara, Paulo César Peréio, Nelson Xavier, Rose Lacreta, Roberto Maya, Nelson Dantas
Malandro carioca é colocado em liberdade, depois de longo tempo na prisão e dedica seus primeiros momentos de liberdade para admirar as Maravilhas da cidade do Rio de Janeiro. Mas preocupado com o fim da antiga malandragem carioca, ele planeja uma grande virada, uma revanche entre os dois maiores jogadores de sinuca da época: Russo e Babalu. Mas Russo está internado em um Hospício desde sua derrota, e Babalu agora é trabalhador e controlado de perto por sua esposa.
20 domingo
15h - Alô, Amigos, de Norman Ferguson e Wilfred Jackson - Produção Walt Disney
(Saludos, Amigos/EUA, 1942)- 40’, Livre
Pato Donald é um turista americano que embarca numa incrível viagem pela América Latina. No Brasil, com coloridas cenas de Carnaval e músicas como “Aquarela do Brasil”, Pato Donald conhece os pontos turísticos do Rio de Janeiro e aprende a sambar.
17h - Voando Para o Rio, de Thornton Freeland
(Flying Down to Rio/EUA, 1933)- 89’, Livre
Com Dolores del Rio, Gene Raymond, Raul Roulien, Ginger Rogers, Fred Astaire
Um grupo de dança faz enorme sucesso se apresentando no Hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, e que tem como um dos momentos mais admiráveis é a apresentação do número “The Carioca”.
19h - Interlúdio, de Alfred Hitchcock
(Notorius/EUA, 1946) - 102’, 14 Anos
Com Cary Grant, Ingrid Bergman, Claude Rains, Louis Calhern
Após a morte do pai, um espião nazista, mulher é chamada para fazer contra-espionagem. Ela terá de se aproximar de um homem suspeito de comandar organização nazista no Brasil. Seria fácil, não fosse o fato de ela já ter sido apaixonada pelo homem que irá investigar.
22 terça
15h - Madame Satã, de Karim Ainouz
(Madame Satã/Brasil, 2002) 105’ – 16 anos
Com Lázaro Ramos, Marcélia Cartaxo, Flávio Bauraqui, Felippe Marques
Rio de Janeiro, 1932. No bairro da Lapa vive encarcerado na prisão João Francisco, artista transformista que sonha em se tornar um grande astro dos palcos. Após deixar o cárcere, João passa a viver com Laurita, prostituta e sua "esposa", Firmina, a filha de Laurita, Tabu, seu cúmplice, Renatinho, sem amante, e ainda Amador, dono do bar Danúbio Azul. É neste ambiente que João Francisco irá se transformar no mito Madame Satã, nome retirado do filme Madame Satã (1932), dirigido por Cecil B. deMille, que João Francisco viu e adorou.
17h - Rio, Zona Norte, de Nélson Pereira dos Santos
(Rio,Zona Norte/Brasil, 1957) - 86', 12 anos
Com Grande Otelo, Jece Valadão, Sofia Alcalai, Nilton Apolinário, Carlos Aquino, Haroldo de Oliveira, Paulo Goulart, Zé Keti, Angela Maria
O compositor Espírito da Luz, da Escola de Samba Unidos da Laguna, cai de um trem de subúrbio em movimento. Enquanto é socorrido, sua vida é narrada em flashback. Ele tentara fazer sucesso com sua música, para ter uma casinha onde pudesse morar com a namorada Adelaide e criar o filho Norival.
19h - Cidade de Deus, de Fernando Meirelles
(Cidade de Deus/Brasil, 2002) - 135’, 16 anos
Com Matheus Nachtergaele, Alexandre Rodrigues, Leandro Firmino da Hora, Seu Jorge
Buscapé é um jovem pobre, negro e muito sensível, que cresce em um universo de muita violência. Buscapé vive na Cidade de Deus, favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos da cidade. Amedrontado com a possibilidade de se tornar um bandido, Buscapé acaba sendo salvo de seu destino por causa de seu talento como fotógrafo, o qual permite que siga carreira na profissão. É através de seu olhar atrás da câmera que Buscapé analisa o dia-a-dia da favela onde vive.
23 quarta
15h - Emmanuelle 4, de Francis Leroi e Iris Letans
(Emmanuelle IV/França, 1984)- 89’, 18 anos
Com Sylvia Kristel, David Jalil, Fabrice Luchini, Xavier Fultot, Christopher Young
Sylvia sofre uma grande desilusão amorosa e para fugir do namorado, se submete a cirurgia plástica para mudar sua fisionomia completamente. Loira e rejuvenescida ela se transforma na bela Emmanuelle. Junto de sua psiquiatra, Emmanuelle viaja para o Brasil em busca de novas sensações e se entrega a ardentes aventuras amorosas.
17h - Estranha Passageira (EUA, 1942) 117’ – 14 anos
19h - Adro da Candelária (curta) + Proibido Proibir (longa) 115’ – 16 anos
Adro da Candelária, de Alexandre Guerreiro (Brasil, 2007)
Com Francisca Soares
No entorno da Candelária, uma bailarina, um marceneiro, um massacre, a experiência de quem trabalha com crianças em situação de risco social no Rio de Janeiro.
Proibido Proibir, de Jorge Duran (Brasil, 2006)
Com Caio Blat, Maria Flor, Alexandre Rodrigues, Edyr Duqui
Paulo é um estudante de medicina que divide uma quitinete com Leon, seu melhor amigo e estudante de sociologia. Leon namora Letícia, mas ela e Paulo se apaixonam. O trio tenta ajudar Rosalina, uma paciente terminal que está no Hospital Universitário, a rever os filhos, que não a visitam há bastante tempo. Ao tentar salvar Cacauzinho, um dos filhos de Rosalina, Leon é ferido em um tiroteio. Letícia consegue resgatá-lo, mas para que Leon sobreviva Paulo terá que operá-lo em sua própria casa.
24 quinta
15h - O Primeiro Dia, de Walter Salles
(O Primeiro Dia/Brasil, 1998)- 76’, 16 anos
Com Fernanda Torres, Luiz Carlos Vasconcelos, Matheus Nachtergaele, Nelson Sargento, Tonico Pereira
O destino de João, encarcerado em um presídio do Rio de Janeiro, jamais deveria cruzar o de Maria, isolada em seu apartamento. Mas no dia 31 de dezembro de 1999, João foge da prisão. No mesmo momento, Maria vaga pelas ruas da cidade, desamparada. João é perseguido nos becos e favelas de Copacabana. Começa a contagem regressiva para a virada do ano. Estouram os primeiros fogos de artifício. Sem nenhuma perspectiva, Maria sobe para o terraço de seu prédio, o mesmo lugar onde João tenta se esconder dos seus perseguidores.
17h - Uma Noite no Rio, de Irving Cummings
(That Night in Rio/EUA, 1941) - 90’, 10 anos
Com Alice Faye, Don Ameche, Carmen Miranda, S.Z. Sakall
No Rio de Janeiro, o mulherengo barão Manuel Duarte se encontra em sérias dificuldades financeiras. Ele precisa viajar até Buenos Aires para tentar conseguir um empréstimo. Para não haver nenhuma suspeita do que o barão está fazendo, seus sócios contratam Larry Martin, um ator que é muito parecido com o barão. A baronesa Cecilia Duarte fica sabendo da história, mas até ela fica na dúvida de saber quem é quem.
19h - Rio de Jano, de Anna Azevedo, Eduardo Souza Lima e Renata Baldi
(Rio de Jano/Brasil, 2003) - 73’, Livre
No fim do ano de 2000 o desenhista francês Jano, especialista em cadernos de viagem, visitou o Rio de Janeiro. Durante 50 dias, em sua terceira vinda, ele deu um profundo mergulho na vida carioca ao conhecer lugares jamais representados nos cartões-postais e pessoas de todas as classes sociais. O resultado desta incursão é um álbum que se tornou obra de referência quando o assunto é o modo de ser do carioca contemporâneo, o seu jeito sui generis de levar a vida e os contrastes desta cidade ao mesmo tempo bela e pobre, alegre e violenta. Uma espécie de tratado antropológico visual e pop, que impressiona pela riqueza e precisão dos detalhes. O documentário acompanha o processo de criação desta obra e traz uma cidade sob um ângulo inusitado, a partir do aguçado e raro senso de observação e percepção do desenhista.
25 sexta
15h - O Incrível Hulk, de Louis Leterrier
(The Incredible Hulk/EUA, 2008)- 114’, 10 anos
Com Edward Norton, Liv Tyler, Tim Roth, Tim Blake Nelson.
Vivendo escondido e longe de Betty Ross, a mulher que ama, o cientista Bruce Banner busca um meio de retirar a radiação gama que está em seu sangue. Ao mesmo tempo ele precisa fugir da perseguição do general Ross, seu grande inimigo, e da máquina militar que tenta capturá-lo, na intenção de explorar o poder que faz com que Banner se transforme em Hulk.
17h - 007 – Contra o Foguete da Morte, de Lewis Gilbert
(Moonraker/EUA, 1979) - 127’, 14 anos
Com Roger Moore, Lois Chiles, Michael Lonsdale, Richard Kiel
Um avião carregando um foguete espacial sofre um acidente, mas quando o Serviço Secreto Britânico vai examinar os destroços não encontra nenhum vestígio da espaçonave. Assim, 007 tem a missão de investigar o caso e começa indo visitar o multimilionário que construiu a aeronave e tem idéias bastantes estranhas de qual deva ser o destino da raça humana.
19h - Madame Satã, de Karim Ainouz
(Madame Satã/Brasil, 2002) 105’ – 16 anos
26 sábado
15h - A cidade e o poeta (curta) + Copacabana (longa)
A cidade e o poeta, de Luelane Corrêa (Brasil, 2007)
Com João Baptista Costa, Jorge Teixeira, José de Alencar, Rafael Queiroga
O cotidiano em volta da estátua de Carlos Drummond de Andrade, no calçadão de Copacabana. A cidade reinventa o Poeta e faz uma crônica de si.
17h - O Cabeça de Copacabana (curta) + Vai Trabalhar, Vagabundo (longa) 105’ – 14 anos
O Cabeça de Copacabana, de Rosane Svartman (Brasil, 2000)
Com Hugo Carvana, Denise Bandeira, Ernesto Piccolo, Marcela Moura, Sabrina Rosa
Haroldo Soares vai à praia de Copacabana com família. Os filhos brincam de enterrá-lo na areia e ele acaba preso, ficando só com a cabeça de fora. Recusa-se a ser libertado e faz discursos sobre o país, sendo cercado por jornalistas e curiosos.
19h - Cidade de Deus (Brasil, 2002) 135’ – 16 anos
27 domingo
15h - Samba (Espanha, 1965) 104’ – 14 anos
17h - Interlúdio (EUA, 1946) 102’ – 14 anos
19h - Orquídea Selvagem, de Zalman King
(Wild Orchid/EUA, 1990) - 112’, 18 anos
Com Mickey Rourke, Jacqueline Bisset, Carré Otis, Assumpta Serna
Para comprar um resort, Claudia Dennis viaja para o Rio de Janeiro com Emily Reed, uma jovem advogada recém-contratada que é vulnerável e inocente. Ao chegar, Emily se envolve com um milionário, James Wheeler, que tem um estilo de vida incomum.
SERVIÇO:
Mostra O RIO DE JANEIRO SEGUNDO O CINEMA
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinemas 1 e 2
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)
Telefone: (21) 2544-4080
Datas: de 15 a 27 de fevereiro de 2011.
Horários: Sessões às 15h, 17h e 19h, de terça-feira a domingo.
Lotação: 85 lugares, sendo 2 (dois) para cadeirantes
Ingressos: R$ 4,00 (Inteira) e R$ 2,00 (Meia)
Classificação: Consultar programação no local.
Acesso para portadores de necessidades especiais.
Programação completa: www.caixa.gov.br/caixacultural
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário