segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Prata da casa oriental




Banco do Brasil

apresenta



Hou Hsiao-Hsien

e o cinema de memórias fragmentadas

www.mostrahhh.com.br

CCBB São Paulo - 9 a 26 de dezembro

CCBB Rio de Janeiro – 14 de dezembro a 9 de janeiro


CCBB Brasília – 2 a 16 de janeiro



Realizador taiwanês consagrado e premiado em diversos festivais ao redor do mundo, o diretor asiático ganha no Brasil a mostra Hou Hsiao-Hsien e o cinema de memórias fragmentadas, uma retrospectiva completa no Centro Cultural Banco do Brasil, com programação no RJ de 14 de dezembro a 9 de janeiro.



O Centro Cultural Banco do Brasil apresenta nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília a maior retrospectiva no Brasil já feita do diretor Hou Hsiao-Hsien, figura central do novo cinema taiwanês.



A mostra engloba toda a sua filmografia, que reúne 17 filmes de longa-metragem – todos títulos inéditos no circuito comercial brasileiro –, além do curta-metragem O bonecão do filhinho (Son's Big Doll/Er zi de da wan'ou), que integra O homem sanduíche (The Sandwich Man/ Er zi de da wan'ou, 1983), um dos filmes-chave na renovação do cinema taiwanês.


Os filmes de HHH receberam prêmios nos Festivais de Berlim e Veneza, onde seu City of Sadness recebeu o Leão de Ouro, e tornou-se no primeiro filme de língua chinesa a ser um sucesso internacional. Seus últimos sete filmes estrearam mundialmente no Festival de Cannes, tornando-se um dos cineastas mais recorrentes do evento hoje me dia. Foi eleito o Diretor da Década de 90 numa votação entre críticos internacionais organizado pelo Village Voice e o Film Comment.


Apesar do aclamação crítica, seus trabalhos são raramente distribuídos no Ocidente, fora do circuito de festivais.


A narrativa de Hou é obliqua e seu estilo marcado por longos planos-sequência com movimentos de câmera mínimos, mas com intrincada coreografia entre os atores e o espaço da tela. Sem abandonar sua famosa austeridade, o campo visual de seus filmes evoluiu para uma beleza sensual através dos anos 90, muito por conta da colaboração com o fotógrafo Mark Lee Ping-Bin.


A filmografia de HHH possui um estilo visual e narrativo dos mais sofisticados da história do cinema e o cineasta é consagrando como um dos maiores mestres da cinematografia mundial contemporânea.


A retrospectiva constitui oportunidade para os que procuram acompanhar o desenvolvimento do audiovisual contemporâneo, em especial para o cinema taiwanês, que com sua estética e linguagem próprias vem ao longo dos últimos anos conquistando fãs por todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário