sexta-feira, 23 de julho de 2010

Festival Universitário

Oi e Petrobras apresentam

15° Festival Brasileiro de Cinema Universitário

O ano de 2010 será marcado pela 15ª edição do Festival Brasileiro de Cinema Universitário, que desde a estréia, em 1995, atraiu cerca de 75 mil pessoas interessadas não somente por cinema, mas pelos caminhos do ensino do cinema e do audiovisual nas universidades brasileiras. Este ano, o FBCU acontece de 28 de julho a 8 de agosto no Centro Cultural Correios e na CAIXA Cultural, no Rio de Janeiro; e de 10 a 15 de agosto na Galeria Olido, no Cine SESC e no Cinusp, em São Paulo. Como em todos os anos, a programação é inédita e a entrada é franca.

Além das mostras competitivas nacional e internacional, articuladas em torno do trabalho ainda em processo de estudantes universitários, o FBCU apresenta também a Mostra Informativa de Curtas, a Mostra Homenagem, este ano dedicada a Vladimir Carvalho, Sessões Especiais, Oficinas, Seminário, Debates, Encontros, o Projeto Sal Grosso. E a Mostra 15 anos do Dogma 95.

Oficinas

Os conceitos de realidade virtual criados por pensadores como Artaud, Jaron Lanier e Howard Rheingold, que são buscados desde os anos 60, encontraram um terreno fértil para se desenvolverem no cinema que está sendo construído no momento presente. Este ano, o FBCU promoverá duas oficinas simultâneas que pretendem colocar em prática a realidade virtual e a interatividade.

Oficina Cinema narrativo ao vivo, com Bruno Vianna*
De 2 a 8 de agosto. Vagas: entre 10 e 20 participantes
Pretende explorar o potencial narrativo do live c inema, modalidade audiovisual em que o vídeo é construído no momento da exibição, com a presença do autor. Serão vistos projetos e filmes que se relacionam com a ideia de uma montagem efêmera. Serão estudadas ferramentas livres para a execução dos projetos. Como trabalho final, os alunos vão preparar material para uma peça curta que será apresentada numa sessão dentro da programação do Festival.
*Bruno Vianna trabalha com cinema, meios portáteis e suportes interativos. Dirigiu quatro curtas entre 1994 e 2003, e lançou o primeiro longa-metragem, “Cafuné”, em 2006. Em 2008 lançou o longa “Ressaca”, editado ao vivo. Tem trabalhos em mídias digitais como Palm Poetry e Invisíveis. É formado em cinema pela UFF e tem mestrado pelo ITP-NYU.
Processo de seleção: Envio de currículo resumido e link (se tiver) de algum trabalho audiovisual (vídeo, foto, etc.). Envio das Inscrições: oficinas@fbcu.com.br

Oficina Circuitos de vídeo: percepção, experiência e produção, com Paola Barreto
De 30 de julho a 8 de agosto. 4 aulas teórica de 4hs de duração cada; 4 aulas práticas de 4hs de duração cada; 2 apresentações de 20 min. (vagas 15)
Esta oficina teórica e prática - Desenvolvida para estudantes universitários de cinema – propõe o cruzamento entre linguagens de cinema, instalação e performance. O foco do trabalho volta-se para a ocupação do espaço público: como pode ser observado, reinterpretado e acessado. A partir de estratégias de vídeo-vigilância, mapeamento e intervenção urbana, o grupo desenvolverá um espetáculo de cinema ao vivo, a ser projetado nas imediações do local de realização da oficina.*Paola Barreto é cineasta e pesquisadora. Formada em Cinema pela UFF, é Mestre em Tecnologia e Estéticas pela UFRJ e Professora do Curso de Multimídia do NAVE – Núcleo de Audiovisual e Multimeios. Realizou projeções para espetáculos de teatro, dança e música, colaborando com artistas como Dani Lima, Enrique Diaz e Christianne Jatahy, entre outros.
Processo de Seleção: Envio de currículo resumido com contatos (telefone e e-mail) e vídeo de 1 minuto justificando interesse que poderá ser gravado em qualquer mídia – celular, webcam, etc. Envio das Inscrições: oficinas@fbcu.com.br
Envio dos Vídeos: Festival Brasileiro de Cinema Universitário (Rua Álvaro Alvim, 24/1004 Centro – Rio de Janeiro – RJ. CEP 20031-010).

Oficina de Captaçã o e Finalização em digital. Com a equipe da Link Digital
O FBCU conta com uma parceria com a Link Digital desde 2007 para a realização de uma oficina que mostra aos estudantes universitários as etapas de finalização de um filme em película.

Oficina 15 Anos do Dogma 95, com Bodil Marie Stavning Thomsen
Dentro das comemorações dos 15 anos do Dogma 95, o Festival oferecerá um curso sobre as principais influências deste movimento no Cinema Mundial. O curso terá a duração de 3 dias e será ministrado pela acadêmica e pesquisadora dinamarquesa Bodil Marie Thomsen, especialista no movimento. O Dogma 95 é um movimento criado por Lars Von Trier e Thomas Vinterberg, cujo manifesto foi lançado em Copenhague na primavera de 1995.

Oficina de Roteiros do Projeto Sal Grosso
De 4 a 6 de agosto, quarta, quinta e sexta-feira.
Pelo décimo ano consecutivo, o Festival irá produzir um curta-metragem. Uma seleção de roteiros enviados por universitários de todo país será trabalhada dentro de uma Oficina de Roteiros que acontece durante o festival. Ao final do curso, os oficineiros escolherão um roteiro que será dirigido pelo autor, e terá sua equipe técnica formada por alunos das diversas escolas de audiovisual do país. O filme terá sua estréia na noite de encerramento do Festival Universitário de 2011 com o Festival como empresa produtora e o apoio dos patrocinadores.

CENTRO CULTURAL CORREIOS
R. Visconde de Itaboraí, 20. Centro. Tel: 2253-1580
www.correios.com.br
Sala de Cinema: 200 lugares
Sala de Vídeo: 30 lugares

CAIXA CULTURAL:
Av. Almirante Barroso, 25. Centro. Tel: 2544-4080
www.caixa.gov.br/caixacultural
Sala 1: 81 lugares
Sala 2: 83 lugares

Nenhum comentário:

Postar um comentário