segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

O valor do catálogo HHH




O catálogo da mostra “Hou Hsiao-Hsien e o cinema de memórias fragmentadas” é uma atração à parte. Com 148 páginas, o livro é um grande registro sobre a obra do artista e conta com diversos textos escritos sobre a cinematografia de Hou desde a década de 80 até hoje, além outros 18 textos produzidos especialmente para a edição, cada um focado em um filme de Hou Hsiao-Hsien. Dentre artigos antigos, há textos de:

Olivier Assayas

Hou Hsiao-Hsien

Jonathan Rosembaum

David Bordwell

Emmanuel Burdeau

Antoine de Baecque

Olivier Joyard

Fergus Daly

Luiz Carlos Oliveira Jr.

Ruy Gardnier


Como novos textos, as contribuições são de:

André Keiji Kunigami é Mestre em Comunicação pela UFF, com pesquisa sobre cinema japonês. Esteve em 2009 e 2010 na Universidade de Kyoto, em projeto de pesquisa que se estende atualmente, sobre a relação entre representação de sofrimento e realismo no cinema contemporâneo.

Cássio Starling Carlos é crítico, pesquisador, professor de história do audiovisual e curador. Graduado em filosofia pela UFMG e mestrando em Meios e Processos Audiovisuais na ECA-USP. Como crítico de cinema colabora para a Folha de S. Paulo, o programa Zoom e a revista eletrônica Trópico. Foi consultor e responsável editorial da Coleção Folha Clássicos do Cinema e co-editor do especial 100 Filmes Essenciais da revista Bravo. Autor do livro Em Tempo Real (Ed. Alameda, 2006) sobre narrativas de séries de TV. Em 2010, ministrou o curso "Sombras Elétricas", sobre a história do cinema chinês, na Escola do Espaço Unibanco de Cinema de São Paulo.

Calac Nogueira é redator da revista eletrônica Contracampo (www.contracampo.com.br)

Tatiana Monassa é crítica de cinema e editora da revista eletrônica Contracampo (www.contracampo.com.br).

Francis Vogner dos Reis é jornalista, professor, crítico de cinema e produtor de mostras de cinema. Escreve para a revista Cinética (www.revistacinetica.com.br), é colaborador da revista Foco (www.focorevistadecinema.com.br) e da revista italiana de cinema La Furia Umana (www.lafuriaumana.it). Já escreveu para a revista Paisà, revista Zingu, revista Teorema, Filme Cultura e Cahiers du Cinema-España. É roteirista do longa-metragem "Carisma Imbecil", próximo filme de Sergio Bianchi.

Bruno Andrade colaborou para as revistas Contracampo, Paisà e La furia umana. Atualmente é editor e redator da revista Foco.

Fernando Verissimo é crítico de cinema. Colaborou com as revistas eletrônicas Cinética e Contracampo, entre outras. Produziu retrospectivas de Jece Valadão e Stan Brakhage, além de um festival de cinema fantástico no Rio de Janeiro. Atualmente escreve para o site Filme B (www.filmeb.com.br).

Juliana Fausto é formada em Filosofia pela UFRJ e atualmente faz mestrado em Literatura na Puc-Rio. Diletante, escreveu sobre cinema na Contracampo (www.contracampo.com.br) entre 2000 e 2005.

Ruy Gardnier é jornalista, fundador da revista de cinema Contracampo (www.contracampo.com.br) e do blog coletivo de música Camarilha dos Quatro (camarilhadosquatro.wordpress.com). Trabalha como pesquisador de cinema para o Tempo Glauber e como crítico de cinema para o Jornal O Globo.

Sérgio Alpendre é crítico de cinema e jornalista. Fundou e editou a Revista Paisà. Foi redator da Contracampo entre 2000 e 2010. Atualmente é colaborador fixo da Folha de S. Paulo (guia de livros, discos, filmes), do UOL Cinema e da Foco. Curador das mostras Retrospectiva do cinema paulista e Tarkovski e seus herdeiros. Mantém o blog http://chiphazard.zip.net e realiza cursos e oficinas de cinema e crítica.

Carlos Helí de Almeida é repórter e crítico de cinema do Jornal do Brasil. Formado em Comunicação Social pela Faculdade da Cidade, já trabalhou nos Tribuna da Imprensa e O Globo. Cobre com regularidade festivais de cinema brasileiros e internacionais, como Cannes, Berlim e Veneza. Colabora para periódicos especializados em cultura, como as revistas Monet e Top Magazine. É autor do livro Walter Salles – Uma Entrevista, publicado pelo Festival de Cinema Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira.

Luiz Carlos Oliveira Jr. é formado em cinema pela UFF e Mestre pela USP, além de editor da revista Contracampo (www.contracampo.com.br).

Raphael Mesquita é cineasta, curador e produtor de cinema. Realizou em 2010 a mais completa restrospectiva brasileira dedicada a John Ford.

Eduardo Valente é formado em cinema pela UFF, com mestrado pela USP. Crítico de cinema, realizador e editor da Revista Cinética (www.revistacinetica.com.br), teve os seus três curtas (Um Sol Alaranjado, Castanho e O Monstro) e o longa de estréia (No Meu Lugar) exibidos em diferentes seções do Festival de Cannes, entre outros festivais internacionais e nacionais. Além disso, é curador e organizador de mostras e festivais de cinema, entre elas a Semana dos Realizadores; e dá cursos e oficinas de crítica, roteiro, direção e linguagem de cinema.

Eduardo Nunes é cineasta. Dirigiu recentemente Sudoeste, seu primeiro longa-metragem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário