quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Meu festival favorito!!!!!!!!!!!!

FESTIVAL DO RIO 2010

Rio, inspiração natural

de 23 de setembro a 7 de outubro



Durante 15 dias, o Rio de Janeiro será a capital oficial do cinema. O Festival do Rio vai apresentar mais de 300 filmes de mais de 60 países, exibidos em cerca de 40 locais, distribuídos entre cinemas e praças da cidade.

A festa começa no próximo dia 23, com exibição do aguardado A Suprema Felicidade, de Arnaldo Jabor, em noite de Gala no Odeon Petrobras. A partir daí, o público vai poder conferir os filmes mais esperados, descobrir raridades, votar no melhor da Première Brasil, brincar com jogos de cinema e participar de debates e de sessões especiais com a presença de personalidades do cinema mundial.

As atrizes Charlotte Rampling e Irene Jacob, os atores Michael Madsen e Bill Pullman, os diretores Bruno Dumont, Amos Gitai e Jerzy Skolimowski já confirmaram presença.

São mais de 300 filmes divididos por 18 mostras, entre eles, premiados e inéditos de diretores consagrados, como Somewhere, de Sofia Coppola, Copie Conforme, de Abbas Kiarostami, A vida durante a guerra (Life During Wartime), de Todd Solondz, A woman, a gun and a noodle shop, de Zhang Yimou, passando por diretores ainda desconhecidos por aqui, como O último sonho de Pina Bausch (Dancing dreams) de Anne Linsel e Rainer Hoffman; José e Pilar, de Miguel Gonçalves Mendes, Embargo (baseado em um conto de José Saramago), do português Antonio Ferreira, Copacabana, de Marc Fitoussi, com Isabelle Huppert e muitas outras pérolas cinematográficas que dificilmente serão exibidas de novo no Brasil. (abaixo, mostras e títulos)

Além das mostras Panorama, Expectativa 2010, Première Brasil, Première Latina, Midnight, Gay, Fronteiras, Dox, Filme Doc e Geração, pelo segundo ano, o festival programou as mostras Meio Ambiente, com filmes voltados para os temas ecológicos e sociais e a O Brasil do Outro, e nesta edição apresenta mais duas novas mostras:

- a mostra Itinerários Únicos vai exibir 14 longas sobre artistas que de alguma forma estão presentes no inconsciente coletivo, seja na através da arquitetura, seja no simples cotidiano do indivíduo. entre eles Picasso & Braque go to the Movies, de Arne Glimcher, Jean-Michel Basquiat: The Radiant Child, de Tamra Davis, Louise Bourgeois, de Marion Cajori e Amei Wallach, Black White and Grey: a portrati of Sam Wagstaff and Robert Mapplethorpe, de James Crump.

- Web Doc – vai exibir 4 de documentários cross midia - produções realizadas na web para profusão em televisão.

A Argentina será o país homenageado, com mais de 10 das recentes produções, entre eles, Viívas sempre às quintas (Las Viudas de los Jueves), de Marcelo Pineyro, Carancho, de Pablo Trapero, Dos Hermanos, de Daniel Burman e os diretores Bruno Dumont, Jerzy Skolimowski e Amos Gitai ganham restrospectivas.

Com o objetivo de espalhar cinema por toda a cidade, o Festival vai exibir campeões de bilheteria dos últimos tempos em diversas praças e locais alternativos da cidade.

Em parceria com o CPCB, o Festival exibe o clássico Rico ri à toa, de Miguel Faria, em cópia totalmente restaurada, com sessão de gala no Odeon Petrobras.


O Pavilhão do Festival (localizado no Galpão de Cultura e Cidadania) será a sede do RioMarket e ponto de encontro do público com o cinema e suas inúmeras atividades: Cine Encontro, Espaço Game, Sessões Populares da Première Brasil e Exposição Roman Polanski:

- O RioMarket 2010, - área de negócios do Festival do Rio, voltada para profissionais do audiovisual; apresenta workshops com profissionais renomados da indústria:

- O Cine Encontro é aberto ao público e tem como objetivo colocar o espectador em contato direto com quem faz cinema, através de debates e conversas com os realizadores e atores/atrizes dos filmes da Première Brasil, convidados internacionais de outras mostras e com representantes do meio cinematográfico. Todas as atividades do Cine Encontro tem entrada gratuita.

- Espaço Games: Jogos de Cinema - jogos de filmes que viraram jogos e jogos que viraram filmes) ultrapassando as telas do cinema para as mais diversas telas móveis.

O Espaço terá todos os consoles de vídeo game do mercado, tais como Playstation, PSP, XBOX, entre outros.
Os seguintes jogos farão parte do espaço:
Hulk, Toy Story, Shrek 3, Star Wars, Alice no País das Maravilhas, Jerichó (baseado na série de TV), entre outros.
O Espaço terá competição entre os visitantes, e é gratuito.

- a exposição Roman Polanski, - ROMAM POLANSKI ATOR.DIRETOR. A exposição fotografias da carreira do cineasta como ator, diretor e exibe 6 curtas dirigidos por ele mesmo: assassinato, dois homens e um guarda roupa, lâmpada, quando caem os anjos, sorriso e vamos arrombar a festa. De sábado 26/09 a 5 de outubro, entrada franca


Filmes inéditos, exibição de clássicos, mostras especiais, retrospectivas, seminários, debates e encontros com diretores e atores internacionais fazem do evento um dos mais importantes encontros de cinema da América Latina


A lista completa dos filmes será divulgada até amanhã, quinta, 15 de setembro.


*


Festival do Rio 2010
De 23 de setembro a 7 de outubro



Festival do Rio 2010
De 23 de setembro a 7 de outubro
Patrocínio: Prefeitura do Rio de Janeiro, Petrobras e Oi
Lei Estadual de Incentivo à Cultura - Governo do Estado do Rio de Janeiro
Lei Federal de Incentivo à Cultura – Ministério da Cultura

ASSESSORIA DE IMPRENSA
Liliam Hargreaves: festivaldorioimprensa@festivaldorio.com.br
Liege Monteiro: liege@visualnet.com.br

www.festivaldorio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário