segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Oficinas gratuitas de cinema em BH


6ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte
Brasil CineMundi – 3rd International Coproduction Meeting
18 a 23 de outubro de 2012


6ª MOSTRA CINEBH ABRE INSCRIÇÕES PARA OFICINAS GRATUITAS DE CINEMA

Os interessados podem se inscrever em uma das sete modalidades de cursos, que contemplam diversos aspectos do fazer cinematográfico. Inscrições abertas até 5 de outubro.


Aspectos diversos da cadeia produtiva do audiovisual serão desmembrados nas sete oficinas gratuitas oferecidas pela 6ª Mostra CineBH, agendada de 18 a 23 de outubro de 2012, na capital mineira. Os interessados em garantir uma das 215 vagas têm até o dia 5 de outubro para fazer sua inscrição gratuita no site oficial da Mostra www.cinebh.com.br (ver relação das oficinas a seguir).

6ª Mostra CineBH integra o programa Cinema Sem Fronteiras e faz a conexão entre a produção de cinema independente brasileiro e sua inserção no mercado seja através de coproduções internacionais, alternativas de distribuição e/ou financiamento por fundos de cinema. Temas como estes estão presentes também nas ementas das oficinas oferecidas durante o evento, contribuindo para a formação de produtores, realizadores e despertando vocações profissionais.

Alexander Patez Galvão, da ANCINE vai ministrar o workshop “A economia do audiovisual no Brasil: oportunidades e desafios”, abordando as mudanças e oportunidades no setor audiovisual brasileiro. Steve Solot e Kate Lyra serão os instrutores de outro workshop, desta vez sobre “Conceitos e ferramentas para pitching de um projeto audiovisual”, com objetivo de preparar o candidato para participar de apresentações de pitching do seu projeto audiovisual. Nesse último caso, é preciso que o candidato tenha um projeto audiovisual para fazer o pitching. O participante terá uma sessão de 20 minutos para apresentar seu projeto audiovisual aos consultores e, ao final do pitching, receberão as sugestões dos consultores a respeito dos pontos fortes e fracos do projeto.

A oficina “Desenvolvimento e formatação de projetos para TV” será ministrada por Letícia Friedrich com o objetivo de preparar o produtor audiovisual para o desenvolvimento e formatação de projetos a serem apresentados para canais de televisão. As aulas vão abordar um panorama sobre a indústria audiovisual brasileira, oportunidades de negócios, legislação e mecanismos de fomento.

As maneiras de se trabalhar as marcas no cinema de forma alternativa para se viabilizar a produção dos filmes é o enfoque principal da oficina “Conteúdo audiovisual e oportunidades de negócios”, a ser ministrada por Wladimir Winter. A partir da exposição de cases, as aulas contemplarão plataformas e canais para exploração e associação de marca e conteúdo, além do uso de ferramentas como patrocínio, merchandising, product placement, branded content, licenciamento e transmidia storytelling.

Na oficina “Interpretação para cinema/TV para iniciantes”, a proposta é despertar a imaginação e a criação dos atores iniciantes para o ato de atuar. Será explorada a capacitar dos participantes em distinguir variáveis de interpretação, pontuando a diferença entre atuar e interpretar. O instrutor Eder Dinan vai ensinar o posicionamento perante a câmera e o uso da voz e expressão na atuação.

O professor e crítico de cinema, Cléber Eduardo, está a frente de mais uma edição da oficina de “Análise de estilos cinematográficos”Cindo dos 30 participantes serão selecionados para a composição do Júri Jovem. Os selecionados farão a avaliação dos filmes da Mostra Aurora, durante a 16ª Mostra de Cinema de Tiradentes, a ser realizada em janeiro de 2013. O objetivo do curso é desenvolver análise crítica e estética de filmes brasileiros contemporâneos.

Visando unir educação e cinema, educadores e interessados podem se candidatar para a oficina “Cineclube e produção audiovisual na escola”, a ser ministrada por Bete Bullara, do CINEDUC. O mote principal das aulas é estimular a inserção do cinema na escola como obra de arte e de reflexões sobre visões de mundo. Uma das portas de entrada pode ser a criação de cineclubes gerenciados por professores e alunos. Ainda fazem parte dos objetivos da oficina a promoção de conhecimento de linguagens audiovisuais e das técnicas para a realização de filmes, ajudando o professor a se apropriar desses elementos e multiplicá-los.

Toda programação é oferecida gratuitamente ao público.

6ª MOSTRA CINEBH - RELAÇÃO DAS OFICINAS


INTERPRETAÇÃO PARA CINEMA/TV PARA INICIANTES
Instrutor: EDER DINAN - MG  
Faixa etária: a partir de 18 anos
Período: 18/10 a  21/10 (quinta a domingo)
Horário: 13h às 18h
Carga horária:  20 horas
Número de vagas:  25

ANÁLISE DE ESTILOS CINEMATOGRÁFICOS (seleção do Júri Jovem para atuar na 16ª Mostra de Cinema de Tiradentes)
Instrutor: CLÉBER EDUARDO - SP  
Faixa etária: de 18 a 25 anos
Período: 19/10: 14h às 18h |  20/10: 10h às 13h | 15h às 18h  |  21/10: 09h30 às 13h30 (sexta a domingo)
Carga horária: 14 horas
Número de vagas:  30

CONTEÚDO AUDIOVISUAL E OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS
Instrutor: WLADIMIR WINTER - RJ  
Faixa etária:  a partir de 18 anos
Período: 19/10/2012 a  21/10/2012 (sexta a  domingo)
Horário: 14h às 18h  
Carga horária: 12 horas
Número de vagas: 30

DESENVOLVIMENTO E FORMATAÇÃO DE PROJETOS PARA TV
Instrutora: LETÍCIA FRIEDRICH - RJ  
Faixa etária: a partir de 18 anos
Período: 20/10 a  21/10 (sábado e domingo)
Horários: 09h às 13h  | 14h às 18h  
Carga horária: 16 horas
Número de vagas: 25



CINECLUBE E PRODUÇÃO AUDIOVISUAL NA ESCOLA
Instrutora: BETE BULLARA - CINEDUC - RJ  
Faixa etária: a partir de 18 anos
Período: 20/10 (sábado)
Horários: 09h às 13h  | 14h às 18h
Carga horária:  8 horas
Número de vagas:  30

WORKSHOP: A ECONOMIA DO AUDIOVISUAL NO BRASIL: OPORTUNIDADES E DESAFIOS
Instrutor: ALEXANDER PATEZ GALVÃO - ANCINE - RJ  
Faixa etária: a partir de 18 anos
Período: 20/10 (sábado)
Horário: 09h30 às 13h 
Carga horária:  3 horas
Número de vagas:  50

WORKSHOP: CONCEITOS E FERRAMENTAS PARA PITCHING DE UM PROJETO AUDIOVISUAL
Instrutores: STEVE SOLOT E KATE LYRA - RJ  
Faixa etária:  a partir de 18 anos
Período: 20/10 (sábado)
Horário: 14h30 às 17h30  
Carga horária: 3 horas
Número de vagas:  25

***
Idealização e realização: Universo Produção

Acompanhe a  Mostra CineBH e 3º Brasil CineMundi
Na Web: www.cinebh.com.br     No Twitter: @universoprod    No Facebook: Universo Produção

Cinema é a melhor diversão para as crianças


ESTAÇÃO PENSAMENTO E ARTE
  
ESPAÇO BRINCAR - NO ESCURINHO DO CINEMA
29/09, sábado, 16h

A série Espaço Brincar, dedicada à programação infantil do projeto Estação Pensamento e Arte, apresenta No Escurinho do Cinema, uma seleção de curtas-metragens  criados por crianças e jovens e que fizeram parte do segmento infanto-juvenil do Festival do Rio, ao longo dos últimos anos. São seis filmes com técnicas variadas de animação e de outros gêneros também. A exibição dura em torno de meia hora e é seguida de atividades lúdicas envolvendo brinquedos ópticos, como taumatrópios e caixas pretas. A coordenação é da educadora Felicia Krumholz, responsável pela curadoria da Mostra Geração do Festival de Cinema do Rio, desde 1999.

Distribuição de senhas 30 min antes do evento.
ENTRADA FRANCA
60 lugares
Faixa etária sugerida: a partir dos 6 anos

Biblioteca Popular Municipal Machado de Assis - Botafogo
Rua Farani, 53
Tel.: (21) 3255-3799

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Sob nova parceria

O CINEMA EM SINTONIA está de parceria nova.
Marcelo Lopes, baiano arretado e cinéfilo passa a ser um novo colaborador do nosso blog, ajudando essa moça aqui a dar mais e melhores informações a vcs, leitores queridos.

Vamos começar apresentando o moço:

Marcelo Lopes é formado em História, pós-graduado em Educação, Memória e Cultura. Nascido em Vitória da Conquista, Bahia - terra natal do cineasta Glauber Rocha - é cinéfilo de carteirinha, produtor cultural, ilustrador e designer gráfico. Atua desde a década de 1990 na área de Comunicação e Publicidade, unindo sua formação em Ciências Humanas à produção cultural e ao estudo do cinema e do audiovisual. Tem dois filhos, lê compulsivamente e, nas horas vagas, se dedica a arte de fazer origami e estourar plástico-bolha.

Em seguida, a primeira colaboração.

 O texto a seguir é um manifesto público a uma das instituições mais importantes do cinema e do audiovisual brasileiro. Em apoio aberto àquele que é um patrimônio da nossa identidade baiana, compartilho aqui no Sintoma de Cultura a petição pública em apoio à JORNADA INTERNACIONAL DE CINEMA DA BAHIA. Deixo também um abraço reverenciado a todos aqueles que fizerem e fazem esta história, em especial a Guido Araújo.

http://sintomadecultura.blogspot.com.br/2012/09/apoio-jornada-internacional-de-cinema.html



Um abraço.
Marcelo Lopes